ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Portadores de câncer são isentos do Imposto de Renda

Por Jean Rommy Jr. (*) | 29/04/2016 17:11

A cada ano, em torno de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer. Só no Brasil são em média, segundo o Ministério da Saúde, 500 mil novos casos de câncer. A notícia de uma doença tão terrível abala toda uma família. Emocionalmente e, também, financeiramente.

Os custos são elevados e, em momentos de crise financeira, qualquer centavo é fundamental para a sobrevivência da família brasileira. Em 2010, calcula-se que o custo global do câncer tenha atingido a marca de US$ 1,16 trilhão, esse valor se refere nos gastos com prevenção e tratamento da doença, incluso, igualmente, o custo humano, de mortes para o câncer.

Uma lei de 2012 assegura o início do tratamento no SUS de pessoas com câncer em um prazo de até 60 dias após o diagnóstico com laudo patológico. O movimento Todos Contra o Câncer publicou um relatório em que demonstra que o tempo médio entre o diagnóstico e o início dos tratamentos está entre 76,3 e 113,4 dias.

É público que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Em resumo, o tempo é precioso para os pacientes.

Umas das alternativas para quem corre contra o tempo, é a busca do judiciário para imposição do tratamento imediato, além da cobertura com os gastos. Os pacientes podem entrar na Justiça e muitos ganham a causa e conseguem que o procedimento seja pago. Os gastos do Ministério da Saúde com as sentenças judiciais subiram 1.400%, entre 2009 e 2014, chegando a R$ 1 bilhão gastos anualmente.

Outra forma de auxílio financeiro, para o contribuinte aposentado que sofre de câncer é o direito à isenção do pagamento de imposto de renda. O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é no sentido de diminuir o sacrifício do inativo, aliviando os encargos financeiros relativos ao acompanhamento médico e remédios.

A isenção atinge os rendimentos da aposentadoria, pensão ou reforma, não só de pacientes com câncer, mas também outras doenças graves, como: Aids, Alienação Mental, Cardiopatia Grave, Cegueira, Doença de Parkinson, Hanseníase, entre outras.

Cabe, ainda, a restituição retroativa, ou seja, para quem esteve doente e pagou o imposto indevidamente, que abrange, no máximo, os últimos cinco anos.

Para quem se enquadra nestes casos, vale a busca pelos seus direitos, a fim de aliviar o sofrimento em situações tão complicadas.

(*) Jean Rommy Jr. é advogado no Escritório Jean Rommy & Advogados, de Campo Grande

* Atravessei uma situação semelhante em minha família recentemente, quando prometi que colocaria como propósito pessoal o auxílio aos que lutam contra essa doença. A informação é uma das maiores armaduras do cidadão.

Nos siga no Google Notícias