ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Beba das Crônicas

Um pouco de vinho, um pouco de amor

Lucilene Machado | 05/12/2020 13:00

Já dizia Epicuro que para se ser feliz bastam amigos, pão e vinho. Eu acrescentaria um amor, desses que borbulham no cérebro. Amor líquido, pode ser. Que Bauman não me detenha antes do tempo com “o amor líquido não pode se solidificar”. É possível que ele tenha razão, deve ter. Mas este texto tem um teor alcoólico, comporta devaneios e fantasias, e pode ser que todos nós ambicionemos essa ilusão dionísica chovendo por dentro; que almejemos todos deleitar na umidade que faz brotar algas e sargaços para jogarmos com essa coisa perigosa germinando em qualquer tempo, crescendo em qualquer estação e a qualquer momento  rebentar como uvas maduras na boca.

O amor é denso como o vinho. Mas sempre falta. Falta mais do que sobra. Deixa uma mescla de sabores nos lábios e sempre uma sede insaciada. Duas palavras pousadas no contorno da taça bastam para se edificar um poema. Poema lírico. Construímos sem cuidados a nossa ebriedade, da mesma forma que delineamos os nossos sonhos amorosos. Metáforas, metonímias, improvisações e logo estamos escandalosamente desprotegidos. Epicuro não mencionou o amor como referência de felicidade, de certo sabia que o amor se dá na linguagem, envolve palavras, e palavras cortam como lâminas. Sabia que elas compõem um jogo de decifração e segredos que nos expõem à mais crua realidade. Nem conhecendo os dez mandamentos da linguagem se pode escapar desse imbróglio. A palavra amor guarda uma perversidade nos interstícios que penetra nossa mais sólida defesa. Quem nunca foi atingido?

Eu, sucessivamente. Meu corpo é uma nação em guerra. Um campo de batalha entre a república de sentimentos e a democracia de prazeres. Difícil aparelhar as duas vertentes. Poucos conseguem. A maioria satura a vida com combates inúteis para atingir essa perfeição de amor e sexo. É complexo atingir esse orgasmo na vida.  O mundo está cheio de falsos paraísos onde a beleza é oca e vazia. E o amor exige a consistência do belo. A beleza é a representação humana do amor, e as duas palavras juntas talvez sejam a representação de Deus. É possível que esteja aí o entendimento de Epicuro. Os amigos e o vinho nos enchem a alma de beleza e a beleza é o principal produto do amor.  O amor dos amigos, envolto numa atmosfera de serenidade, produz uma beleza além dos estereótipos, é um ato nobre que não se parametriza pelos padrões midiáticos. Ou seja, o corpo participa em maior ou menor medida dessa beleza, porém o belo não está na matéria, está além dela.

O Renascimento defende a ideia de que a beleza não está nos corpos, mas sim em algo que se pousa sobre eles, sendo objetos belos aqueles que de alguma forma conseguirem agarrar a beleza. É o mesmo que dizer que a beleza é possível para todos, tanto quanto o amor. No entanto, senhores, o Renascimento está morrendo. Já não se ouve canto gregoriano. O mundo está morrendo. Já não há com quem dançar um último tango. Tomemos um vinho para salvar nossos sonhos famintos de chuva. Brindemos a um deus dionísico que é capaz de entender nossa esperança utópica de fazer chover do lado de dentro, mesmo sem o amor borbulhante.

A humanidade não sabe o que fazer com olhares perdidos e sonhos vazios. Eu também não. A velocidade do mundo alcança minhas pernas enquanto seguro a taça de vinho com as pontas dos dedos. Uma velocidade que me arrasta entre as pedras de um rio e me lava as ilusões. Já não recordo onde deixei minhas fantasias. Mas estou segura de que o amor, nas atuais circunstâncias, é líquido, como o vinho.


Nos siga no Google Notícias