ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Agulhas e seringas estão garantidas, dizem prefeitura e Estado sobre vacina

Além de quantidade necessária de insumo, Estado e prefeitura da Capital têm processos de compra encaminhados

Tainá Jara | 07/01/2021 10:09
Governo Federal cancelou compra de seringas e agulhas (Foto: Michael Weber/Reuters)
Governo Federal cancelou compra de seringas e agulhas (Foto: Michael Weber/Reuters)

Há agulhas, seringas e estrutura de transporte para levar a vacina em 48h aos municípios de Mato Grosso do Sul, no entanto, o Estado ainda depende do governo Federal para ter o imunizante contra a covid-19. O Ministério da Saúde prevê o fornecimento entre o dia 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

Tanto a gestão estadual quanto a Prefeitura de Campo Grande garantem ter estoque suficiente de insumos para aplicação da vacina, além de processo de aquisição para novos itens, caso necessário, já encaminhados. Nacionalmente, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que interompeu o processo de compra de agulhas e seringas até que o preço baixe.

De acordo com o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, além do estoque, o governo possui estrutura de logística, articulada com a Sejusp (Secretaria e Justiça e Segurança Pública do Estado), para armazenamento e distribuição para que o imunobiológico chegue em 48h, nos 79 municípios do Estado para iniciar imediatamente a campanha de vacinação.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sofre pressão dos secretários estaduais e municipais da saúde para divulgar um calendário para início da vacinação dos grupos prioritários. “Dois cenários me parecem que foram construídos: um otimista, com início a partir de 20 de janeiro, e outro mais pessimista, a partir de 10 de fevereiro. Nós aguardamos e torcemos para que seja agora no final de janeiro para o início da dessa campanha de imunização”, afirmou o secretário.

O plano nacional de imunização é uma das atividades de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) e, para os secretários estaduais, passar por cima do governo Federal pode colocar em risco o funcionamento da estrutura. No entanto, existe o documento de intenção de compra assinado com o Instituto Butantã e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para aquisição de 1,7 milhão de doses.

Em nota, o governo do Estado afirmou que possui em estoque 2,5 milhões seringas e processo em andamento para aquisição de mais 5.000.000 de agulhas e seringas.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explicou que agulhas e seringas são itens de uso comum, portanto o abastecimento é feito de forma periódica, através de compras feitas pelo município e envio pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. “

“Atualmente o estoque encontra-se abastecido com quantidade suficiente. Além disso, há processos de compra feitos pelo município em aberto, podendo haver a solicitação dos materiais, caso haja necessidade”.


Nos siga no Google Notícias