ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Além de forte calor, baixa umidade também coloca Defesa Civil em alerta

Previsão do tempo aponta para calorão nessa semana e possibilidade de chuva praticamente nula

Nyelder Rodrigues | 16/08/2021 19:45
Cadastramento no alerta da Defesa Civil sobre riscos de desastres e outros. (Foto: Divulgação)
Cadastramento no alerta da Defesa Civil sobre riscos de desastres e outros. (Foto: Divulgação)

A massa de ar seco e quente que passa por Mato Grosso do Sul, além de fazer com que as temperaturas subam a até 42°C nos próximos dias, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo de 20%,, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios florestais.

O alerta da Defesa Civil do Estado orienta que cuidados de praxe para esses períodos devem ser tomados pela população, como tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Cuidados simples, como umidificar ambientes e passar hidratante no corpo, além de usar soro fisiológico nas narinas, também podem contribuir para aliviar o desconforto. O nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), varia entre 60% e 80%, número bem acima do que é previsto.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os níveis de umidade relativa do ar podem variar entre 20% a 12% nesta. A previsão é que os números piorem no decorrer da semana. As temperaturas vão chegar aos 40ºC durante o fim de semana e sensação térmica baterá a casa dos 42°C, conforme a previsão.

Para o fim de semana, a população do norte de Mato Grosso do Sul vai sentir na pele os efeitos do clima seco e da baixa umidade do ar. De acordo com o Climatempo, Coxim chega aos 41ºC no próximo sábado e umidade de 9%. Sonora e Pedro Gomes também vão chegar aos 40ºC no fim de semana, com umidade abaixo dos 10%.

Alertas - Para receber os alertas da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199, com o CEP da residência. A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver riscos na região indicada.

Nos siga no Google Notícias