ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Além de forte calor, baixa umidade também coloca Defesa Civil em alerta

Previsão do tempo aponta para calorão nessa semana e possibilidade de chuva praticamente nula

Por Nyelder Rodrigues | 16/08/2021 19:45
Cadastramento no alerta da Defesa Civil sobre riscos de desastres e outros. (Foto: Divulgação)
Cadastramento no alerta da Defesa Civil sobre riscos de desastres e outros. (Foto: Divulgação)

A massa de ar seco e quente que passa por Mato Grosso do Sul, além de fazer com que as temperaturas subam a até 42°C nos próximos dias, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo de 20%,, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios florestais.

O alerta da Defesa Civil do Estado orienta que cuidados de praxe para esses períodos devem ser tomados pela população, como tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Cuidados simples, como umidificar ambientes e passar hidratante no corpo, além de usar soro fisiológico nas narinas, também podem contribuir para aliviar o desconforto. O nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), varia entre 60% e 80%, número bem acima do que é previsto.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os níveis de umidade relativa do ar podem variar entre 20% a 12% nesta. A previsão é que os números piorem no decorrer da semana. As temperaturas vão chegar aos 40ºC durante o fim de semana e sensação térmica baterá a casa dos 42°C, conforme a previsão.

Para o fim de semana, a população do norte de Mato Grosso do Sul vai sentir na pele os efeitos do clima seco e da baixa umidade do ar. De acordo com o Climatempo, Coxim chega aos 41ºC no próximo sábado e umidade de 9%. Sonora e Pedro Gomes também vão chegar aos 40ºC no fim de semana, com umidade abaixo dos 10%.

Alertas - Para receber os alertas da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199, com o CEP da residência. A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver riscos na região indicada.

Nos siga no Google Notícias