ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Após aulas remotas, alunos da UFMS correm risco de mais um ano perdido

Professores fizeram paralisação hoje e se não houver reajuste salarial, pode haver greve em maio

Caroline Maldonado e Cleber Gellio | 28/04/2022 10:20
Professores da UFMS durante paralisação na manhã de hoje. (Foto: Cleber Gellio)
Professores da UFMS durante paralisação na manhã de hoje. (Foto: Cleber Gellio)

Paralisação que reivindica reajuste salarial de 19,99% para servidores federais, cancelou aulas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) hoje (28). Dezenas de professores se reuniram em frente ao prédio da reitoria e a adesão à paralisação foi de 80%, o que significa 1,5 mil docentes das unidades de todo o Estado, segundo o presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Marco Aurélio Stefani. Se não houver reajuste, a associação prevê greve em maio.

“A paralisação foi total em cursos de Física, Matemática, Educação Física, Letras, Engenharias e Artes, e parcial nos cursos de saúde. Além do reajuste, queremos estabilidade da carreira, pois tramita no congresso projeto de reforma administrativa, o que afetaria a estabilidade dos servidores e os serviços à população. Se não formos atendidos, faremos greve em maio”, comentou Marco.

A iminência de uma greve assusta estudantes que acabaram de sair de aulas remotas em função da pandemia. A sensação é de que o ano de 2021 foi praticamente perdido para muitos, em especial aos que estão no terceiro semestre da graduação, pois começaram as aulas presenciais há um mês e três semanas apenas.

"Veteranos novatos" - Eles são veteranos, mas depois do isolamento que impôs aulas remotas, vivem a sensação de calouros no campus da universidade. Alguns preferem não julgar o movimento dos professores, mas há quem admita que a paralisação prejudica as aulas.

Acadêmico de Engenharia Civil, Allison Matias, de 18 anos, está no 3º semestre, ou seja, não é calouro, mas vive a sensação de quem está conhecendo o campus e toda a rotina de aulas presenciais. Na manhã de hoje, ele não teve a primeira aula, mas foi à universidade porque recebeu a informação de que a turma teria a segunda aula do dia.

Acadêmico de Engenharia Civil, Allison Matias, de 18 anos, vendo conteúdo da aula programada para o segundo tempo de hoje, na UFMS. (Foto: Cleber Gellio)
Acadêmico de Engenharia Civil, Allison Matias, de 18 anos, vendo conteúdo da aula programada para o segundo tempo de hoje, na UFMS. (Foto: Cleber Gellio)

“Voltamos em março às aulas presenciais e é minha primeira experiência com o presencial. Nas aulas remotas, confesso que não tive bom aproveitamento. Acabei relaxando um pouco. Agora, nesse semestre, estou tendo dificuldade, porque o que tive ano passado por aula remota, que foram as disciplinas de Física e Cálculo 1, que mais senti dificuldade, influenciam diretamente na disciplina de Estatísticas da Estrutura. Toda essa situação da pandemia acaba desmotivando um pouco”, desabafou.

Sobre a greve, o estudante prefere não opinar. “Acho que é uma causa justa, mas como estou voltando agora, não tenho opinião formada”, diz.

Estudante de Artes Visuais, Yan Alves de Moraes, de 19 anos, já está no 5º semestre e é mais enfático com relação a paralisação e ameaça de greve.

Estudante de Artes Visuais, Yan Alves de Moraes, de 19 anos. (Foto: Cleber Gellio)
Estudante de Artes Visuais, Yan Alves de Moraes, de 19 anos. (Foto: Cleber Gellio)

Ele teve apenas um mês de aula presencial, antes do isolamento e lembra que o período foi muito desafiador. “Há matérias em que o presencial é de fundamental importância. Por exemplo, a gente tem aula de cerâmica. Para ter uma ideia em uma dessas, você trabalha tato e sensações. Pelo vídeo, é muito difícil trabalhar isso”, lembra.

Yan comenta que longe da universidade, acabou reprovando em cinco disciplinas, que terá que fazer novamente. “Isso é pouco. Tem gente em situação muito pior, com mais dependências de tão difícil que foram as aulas remotas”, relata.

Hoje,o estudante não teve duas aulas de Escultura e de Gravura. “Está aí um exemplo de duas matérias que não dá para ser remoto, são muito importantes. Acho a causa dos professores justa, mas sendo um pouco egoísta, para esse momento, eu acho inconveniente. Gostaria de ter aulas hoje”, comenta.

Movimento - A manifestação de hoje integra movimento nacional organizado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos). Eles temem impactos negativos da PEC 32 sobre a qualidade do serviço público no Brasil.

A PEC altera 27 dispositivos da Constituição Federal e introduz 87 novos. As principais medidas tratam de contratação, remuneração e desligamento de servidores públicos.

Presidente da Adufms, Marco Aurélio Stefanes fala das motivações da paralisação durante manifestação em frente ao prédio da reitoria da UFMS. (Foto: Cleber Gellio)
Presidente da Adufms, Marco Aurélio Stefanes fala das motivações da paralisação durante manifestação em frente ao prédio da reitoria da UFMS. (Foto: Cleber Gellio)


Nos siga no Google Notícias