ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com mais de 270 casos, secretário faz alerta sobre avanço da covid nas aldeias

Por enquanto foram cinco mortes confirmadas devido a covid-19 na população indígena de MS

Leonardo Rocha | 21/07/2020 12:17
Profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados durante testagem de indígenas (Foto: HU/UFGD/ReproduçãoDouradosAgora)
Profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados durante testagem de indígenas (Foto: HU/UFGD/ReproduçãoDouradosAgora)

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez um alerta sobre o aumento de casos de covid-19 nas aldeias indígenas, no Mato Grosso do Sul. Também pediu que as prefeituras tomem providências e façam ações efetivas nestas comunidades, lembrando que este público precisa de uma “atenção especial”.

Ele ponderou que é preciso conter a disseminação da doença nestes locais. “Precisa-se de ações efetivas e urgentes nas aldeias, pois podemos ter um desfecho desfavorável, por se tratar de uma população vulnerável, que tem suas peculiaridades”, descreveu o secretário, durante live nesta manhã (21).

Geraldo ponderou que existe um departamento voltado para saúde indígena no Ministério da Saúde, que é a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), responsável por dar este apoio nos estados, mas destaca que o poder público precisa atuar para evitar a expansão do covid-19 nas aldeias.

Casos - De acordo com o último boletim do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Mato Grosso do Sul, que saiu ontem (20), às 20 horas, até o momento são 274 casos confirmados de covid-19 entre indígenas, com cinco mortes no Estado. Deste grupo 168 já estão recuperados, 98 continuam em isolamento domiciliar e três permanecem internados, em leitos clínicos.

Segundo estes dados, a cidade de Dourados tem mais incidência da doença em indígenas, com 209 casos, seguido por Tacuru (22), Sidrolândia (18), Caarapó (11), Aquidauana (10), Amambai (03) e Miranda (01). Em relação aos números nacionais, segundo a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), são 16.803 casos no Brasil, com 544 mortes em função da covid.

Estrutura – O líder indígena, Dionedison Terena, afirmou que é preciso melhorar a estrutura de saúde para atender as comunidades indígenas, neste período,. Ele contou que no complexo de aldeias de Aquidauana, três profissionais de saúde, um médico e duas enfermeiras é que fazem os testes rápidos, tendo apenas um veículo à disposição.

“Eles levam todo material e amostra neste único veículo que atende lá, e sabemos que a tendência é piorar a situação do covid nas aldeias e em todo Estado. Precisamos de mais estrutura e até segurança aos profissionais que vão nos atender”, descreveu ele.

Nos siga no Google Notícias