ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Depois da PF, órgãos estaduais investigam origem do fogo em 35 fazendas de MS

Uma das hipóteses para a início dos incêndios é a perda de controle das queimadas autorizadas

Anahi Zurutuza | 16/09/2020 11:51
Equipe discutindo as últimas coordenadas da Operação Focus (Foto: Semagro/Divulgação)
Equipe discutindo as últimas coordenadas da Operação Focus (Foto: Semagro/Divulgação)

Depois que a PF (Polícia Federal) deflagrou na segunda-feira (14) a Operação Matáá em busca de quem são os responsáveis pelos incêndios que devastam o Pantanal, órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul também saíram em busca da origem do fogo. Equipe com 20 profissionais deixaram a Capital nesta quarta-feira (16) com objetivo de fiscalizar 35 fazendas nas regiões do Nabileque e Nhecolândia.

A Operação Focus conta com fiscais do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), soldados do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, agentes da Polícia Civil e da Perícia Técnica da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

O objetivo é fazer levantamento da área queimada com base em imagensm de satélites e verificar indícios da origem das chamas, para saber se foram ou não provocadas. Uma das hipóteses para a origem dos incêndios é a perda de controle das queimadas autorizadas.

 “A operação já estava definida desde semana passada, com equipes montadas, estratégia de ação, rotas de vistorias, tudo minuciosamente planejado e documentado para, efetivamente, identificar a origem e os motivos desses incêndios terem saído do controle. Na segunda-feira reunimos as equipes, explicamos o modus operandi e hoje saíram a campo”, afirmou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), via assessoria de imprensa.

Matáá – Na segunda-feira, a PF já havia divulgado que o dano ambiental apura previamente supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro, que corresponde a aproximadamente 25 mil campos de futebol, atingindo áreas de preservação permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e da Serra do Amolar. A operação cumpriu 10 mandados de busca contra investigados.

Nos siga no Google Notícias