ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em decreto, governo de MS recomenda que população evite compartilhar tereré

MS está sob emergência por conta do novo coronavírus; parques fechados e adoação de home office constam no decreto

Silvia Frias | 20/03/2020 08:24
Ontem, governador anunciou decreto de emergência, detalhado hoje no decreto (Foto/Reprodução)
Ontem, governador anunciou decreto de emergência, detalhado hoje no decreto (Foto/Reprodução)

Conforme anunciado ontem pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a crise pandêmica do novo coronavírus (Covid-19) determinou o decreto de situação de emergência em Mato Grosso do Sul. Além da adoção do home office nos órgãos públicos, parques e centros esportivos serão fechados e há até recomendação específica para que população não compartilhe tereré ou narguillé.

Até agora, Mato Grosso do Sul tem 147 casos suspeitos e nove confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo oito casos em Campo Grande e um em Sidrolândia.

O decreto de emergência cita a solicitação do governo federal para reconhecimento de calamidade pública e leva em conta, ainda, a presença do vírus de forma disseminada em vários estados brasileiros em países fronteiriços.

Na publicação consta o fechamento imediato de parques públicos e centros esportivos, conforme já havia sido anunciado ontem, em live do governador. O texto recomenda que a população tome medidas preventivas contra proliferação do vírus, principalmente para evitar aglomeração, reduzindo contato social. Para isso, o decreto cita, especificamente, evitar o compartilhamento de copos, bombas de tererés e narguillés.

A publicação permite ao governo a compra de insumos ou contratação, sem licitação, de serviços essenciais ao combate à pandemia.

O decreto cita a adoação do home office nos órgãos públicos, além do trabalho presencial, podendo ser feito em dois turnos (7h30 às 12h30/12h30 às 17h30) O sistema à distância tem decreto específico, também publicado hoje.

Saúde - A Secretaria de Estado de Saúde deverá adotar medidas para o redirecionamento de leitos hospitalares. Reinaldo adiantou ontem a contratação de 207 leitos, sendo 142 de UTI e outros para unidade semi-intensiva, complementando os 515 já instalados.

Agendamento e triagem rápida serão adotadas em consultas no sistema público de saúde, alternativa para reduzir tempo de espera de atendimento. Ainda deve ser colocado à disposição local adequado para higienização das mãos

Todos os hospitais das redes privada e pública devem informar diariamente os dados sobre internações de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, o que deve ser feito até as 10h.

Os hospitais devem adotar medidas para reduzir visita e troca de acompanhantes de pacientes internados, orientar visitantes da higienização.

Nos siga no Google Notícias