Em dia de "ciclone bomba", MS registrou 1022 raios
Dados do Grupo de Eletrecidade Atmosférica do Inpe, indicam que foram 729 descargas em período de quatro horas
Com 1.022 raios registrados ontem em Mato Grosso do Sul, o ELAT/INPE (Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), revela que maioria deles foi entre 16h e 20h, quando 729 raios “cortaram” o céu de MS.
O horário coincide com o evento “ciclone bomba”, que atingiu ontem estados do sul do Brasil, mas o grupo não confirma se a “tempestade de raios” em solo sul-mato-grossense tem relação com o fenômeno. “Teria que haver um estudo para afirmar isso”, informa o ELAT.
Apesar disso, o grupo afirma que “esse número de 729 raios, podemos considerar muito alto, devido o intervalo de tempo, principalmente pela época do ano”. O normal seria em torno de 100 raios no período.
Mesmo com alerta de vendaval emitido ontem pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a passagem do “ciclone bomba” chegou fraca e não provocou estragos em Mato Grosso do Sul. Já no sul do País, houve inclusive mortes.
Por aqui, os ventos chegaram a 65,5 km por hora e segundo a Coordenadoria estadual de Defesa Civil, nenhuma das coordenadorias municipais notificou incidentes em decorrência dos ventos.