ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Esperta com fuga de chefão, Justiça barra onda covid e "Galã do PCC" fica preso

Gerson Palermo segue sendo o único chefão do tráfico que deixou a cadeia na enxurrada de pedidos alegando os riscos do coronavírus

Aline dos Santos | 27/05/2020 10:44
Galã já foi condenado por tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul e responde a processo por lavagem de dinheiro. (Foto: Divulgação\Polícia Civil)
Galã já foi condenado por tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul e responde a processo por lavagem de dinheiro. (Foto: Divulgação\Polícia Civil)

Gerson Palermo segue sendo o único chefão do tráfico que deixou a cadeia na enxurrada de pedidos alegando os riscos da covid-19 para os presos. A 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande negou revogação da prisão preventiva para o traficante internacional Elton Leonel Rumich da Silva, o Galã do PCC (Primeiro Comando da Capital). A defesa citou que o preso é acometido de bronquite crônica, usando medicamento de uso contínuo, além de ter “bons antecedentes, residência fixa e ocupação lícita”.

A argumentação não convenceu o Poder Judiciário. Sobre a recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus, a decisão pontua que não há provas de que Galã faça parte do grupo de alto risco.

“Malgrado o requerente alegue ser portador de bronquite crônica, não há nos autos demonstrativos de que ele esteja em situação de vulnerabilidade (atestado emitido pela área hospitalar da unidade prisional), tampouco que a sua saúde se encontra em periclitação [em perigo]”.

Sobre os bons antecedentes, a Justiça destacou condenação por tráfico de drogas, uso de documentos falsos e atuação na fronteira com o Paraguai, com atividade relacionadas a tráfico e lavagem de dinheiro.

Ainda segundo a decisão, apesar de Elton alegar ocupação lícita (criação e recria de gado), demonstrou não conhecer as rotinas da atividade da pecuária.

“Elton Leonel  possui um extenso currículo criminal, dedicando-se habitualmente a ações criminosas organizadas, pelo menos, desde o ano de 2005, de forma que a sua prisão cautelar é medida indispensável para salvaguardar a ordem pública contra a reiteração criminosa do investigado que poderá voltar a delinquir, se colocado em liberdade”, informa a decisão, publicada hoje no Diário da Justiça Federal.

A decisão lembra a contraindicação do uso de tornozeleira eletrônica em presos perigosos. “Cite-se o caso do réu condenado Gerson Palermo, que teve sua prisão preventiva convertida em domiciliar, em atenção à Recomendação n. 62 do CNJ”.

 O documento lembra que após oito horas da instalação da tornozeleira eletrônica para cumprimento da prisão domiciliar vigiada, Gerson rompeu o equipamento e fugiu. No pedido de prisão domiciliar (diante da pandemia de covid-19), Palermo alegou ser idoso, diabético, hipertenso e com problemas renais, mas sem apresentar qualquer laudo atestando essas comorbidades.

A decisão do uso de tornozeleira eletrônica para Palermo foi do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Gerson Palermo , que soma pena de 100 anos de prisão, agora é foragido.

Processos em MS – Preso no Rio de Janeiro, Galã é apontado como mentor da execução de Jorge Rafaat, morto em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã. No ano passado, também foi acusado de ordenar a violação do túmulo de Rafaat, sendo  absolvido pela Justiça Federal de Ponta Porã por falta de provas.

Mas acabou condenado a 19 anos de prisão por organização criminosa, com pagamento de multa de R$ 4 milhões. Ele também  responde por lavagem de dinheiro em processo que corre na  3ª Vara Federal de Campo Grande e tem depoimento agendado para 6 de julho.

Mesmo preso na penitenciária federal de Mossoró (Rio Grande do Norte), Elton foi alvo no mês de março de operação da PF (Polícia Federal) de MS, com sequestro de imóveis.

Nos siga no Google Notícias