ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Operação da PF contra “laranjas” de Galã apreendeu até imóveis na planta

Já condenado em MS a 19 anos de prisão, traficante internacional depõe em ação por lavagem de dinheiro no dia 7 de abril

Helio de Freitas, de Dourados | 13/03/2020 10:38
Projeto de imóvel apreendido hoje na Operação Spollium (Foto: Divulgação)
Projeto de imóvel apreendido hoje na Operação Spollium (Foto: Divulgação)

A Operação Spollium, desencadeada hoje (13) pela Polícia Federal para desmantelar a organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro para o traficante internacional Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã”, apreendeu até imóveis na planta. Projetos de casas luxuosas e condomínios foram encontrados nas buscas autorizadas pela Justiça, feitas em Ponta Porã (MS) e no interior paulista.

Conforme a PF, spollium significa pilhagem em latim, referência aos bens obtidos pela organização criminosa através de atividades ilícitas. Foram cumpridos hoje três mandados de busca e 39 de sequestro de imóveis, avaliados em R$ 4 milhões. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Campo Grande, especializada em casos envolvendo o crime organizado.

Essa é a segunda operação feita pela PF contra o esquema de lavagem de dinheiro mantido por Galã na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Em julho do ano passado, a Polícia Federal cumpriu outro mandado de prisão preventiva contra ele por usar contas bancárias abertas em nome de “laranjas” em agências de Ponta Porã.

Na época, o bandido estava no presídio de Bangu I, no Rio de Janeiro. No mês passado ele foi transferido para o Presídio Federal de Mossoró (RN), após a polícia carioca descobrir que Galã planejava gastar R$ 2 milhões para fugir pela porta da frente de Bangu I.

No dia 7 de abril deste ano, a Justiça Federal em Ponta Porã vai interrogar o bandido por videoconferência. O depoimento estava marcado para ontem, mas foi adiado devido à transferência dele para Mossoró. Em agosto do ano passado, Galã foi condenado pela Justiça Federal em Ponta Porã a 19 anos de prisão por integrar organização criminosa.

Elton Leonel estabeleceu ligações com a fronteira no período em que assumiu a liderança local da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Deixou a Linha Internacional em 2016, após a execução do chefão do crime na fronteira, Jorge Rafaat Toumani, em 15 de junho daquele ano, em Pedro Juan Caballero.

A polícia paraguaia aponta Galã como o responsável em colocar em prática o plano para eliminar Rafaat e permitir o crescimento das facções criminosas na fronteira. Depois o bandido fugiu para a Bolívia, segundo a inteligência da polícia. Voltou para o Brasil em fevereiro de 2018 e foi preso pela polícia carioca fazendo uma tatuagem na perna direita, em um estúdio na praia de Ipanema.

Veja abaixo mais imagens dos imóveis e projetos apreendidos hoje pela PF. Os locais dos imóveis não foram informados.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias