Farmácias só aplicarão vacina contra a gripe em idosos; confira os locais
Até agora, são 35 estabelecimentos listados para receber a demanda a partir de terça-feira, mas número deve aumentar

As farmácias já selecionadas para a prefeitura para realizarem a vacinação contra a gripe este ano só farão a aplicação em idosos. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o uso desses locais é para evitar aglomerações nos postos de saúde e separar essas unidades para atendimento exclusivo no combate ao novo coronavírus.
Segundo a prefeitura, 45 estabelecimentos estão listados para receber a demanda a partir de terça-feira, 24, quando começa a campanha de vacinação. O horário de atendimento, segundo a secretaria, será de 8h às 11h e das 14h às 18 nesses locais. Confira algumas delas abaixo:
Proprietária da rede de farmácias Droga 10, Kelly Cristina Franco do Prado Guimarães, ela afirma que vê como muito positiva a participação dos estabelecimentos comerciais na vacinação. “Nosso objetivo é levar esse atendimento com qualidade para as pessoas serem vacinadas com segurança”, destacou.
De acordo com a Sesau, as farmácias também devem se organizar para que não haja aglomeração. E, se necessário, até limitar o acesso de pessoas.
Além das drogarias, dez tendas serão instaladas ao lado de UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), conforme lista abaixo.
Este ano a campanha de vacinação está começando com um mês de antecedência por decisão do Ministério da Saúde. O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio e término da campanha está previsto para o dia 22 de maio.
Segundo o Ministério, a antecipação da campanha tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza.
Meta - Na primeira fase da campanha a meta é vacinar 26 mil idosos e trabalhadores de saúde. Na segunda fase, que abrange professores, profissionais de força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais a meta é 13 mil pessoas.
A terceira e última fase que abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indigenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos a meta é de pouco mais de 27 mil pessoas, totalizando 67 mil.