Fechamento dos portões do Enem teve correria e frustração de quem ficou de fora
Portões se fecharam às 12h, e prova começa às 12h30 em Mato Grosso do Sul
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo no primeiro dia do Enem 2025 na Universidade Uniderp, em Campo Grande. Alguns estudantes não conseguiram entrar devido ao fechamento dos portões, incluindo um treineiro de 17 anos e uma candidata de 28 anos que buscava segunda graduação. Entre os motivos relatados para os atrasos estavam problemas com trânsito e compromissos pessoais. Apesar do contratempo, participantes como Diógenes Martinez garantiram que tentarão comparecer no segundo dia de provas, marcado para o próximo domingo.
Os últimos minutos para entrar no local de prova do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram de correria em frente à Universidade Uniderp, na Avenida Ceará, em Campo Grande, no final da manhã deste domingo (9). Mesmo com o esforço para chegar no horário, alguns participantes não conseguiram cruzar os portões e perderam o primeiro dia do exame.
- Leia Também
- Antes da prova do Enem, candidato é convidado a "socar" a ansiedade e relaxar
- Música, oração e planejamento: as estratégias dos jovens para enfrentar o Enem
Este foi o caso do estudante Diógenes Rodrigues Martinez, de 17 anos, que está no segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade. É a primeira vez que ele faz a prova. “Estou fazendo como treineiro para praticar para o ano que vem”, contou.
Apesar de ter perdido o primeiro dia de prova, Diógenes não vai desistir. Ele garante que tentará chegar a tempo no próximo domingo (16). “Está sendo uma experiência estranha; acabei chegando atrasado. Agora é tentar fazer o segundo dia. Os esforços não podem ser em vão; já fiz a inscrição”, disse. O atraso, segundo ele, não foi causado por uma situação inesperada. “O trânsito atrapalhou, mas perdi o horário; foi mais uma irresponsabilidade minha”, completou.
O estudante Lucas Gabriel Albuquerque, de 15 anos, também se inscreveu para a prova a fim de treinar. Ele está no primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Lúcia Martins. “Cheguei atrasado; tinha um compromisso. Cheguei tarde ontem”, justificou.
Por pouco, Franciele Nunes Ramires, de 28 anos, não conseguiu entrar no local da prova. Ela saiu do Bairro Moreninhas e foi de moto até a Uniderp com o marido, mas não chegou a tempo. “Eu já faço faculdade e queria tentar uma nova graduação, uma segunda opção pelo Enem. Tentar de novo e, agora, correr para os vestibulares”, relatou. O curso escolhido é Direito.
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram fechados às 12, horário de Mato Grosso do Sul. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação. O término regular está agendado para as 18h.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

