ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 24º

Política

Representante indígena na disputa pelo governo em MS prega respeito às urnas

Daniel Lemes (PCO) votou em uma escola Guarani Kaiowá na manhã deste domingo, em Amambai

Por Silvia Frias e Helio de Freitas | 04/10/2026 11:06
Representante indígena na disputa pelo governo em MS prega respeito às urnas
O candidato ao governo de MS pelo PCO, Daniel Lemes, vota em escola de Amambai (Foto: Direto das Ruas)

O candidato ao governo de Mato Grosso do Sul Daniel Lemes (PCO) disse estar feliz por participar da escolha dos próximos representantes do Estado. Indígena e professor, Lemes compareceu à Escola Mbo'eroy Guarani Kaiowá esta manhã para votar. “Seja o que for, na democracia, o povo escolhe quem deve governar, representar o seu Estado”, afirmou.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PCO, Daniel Lemes, votou na manhã deste domingo na Escola Mbo'eroy Guarani Kaiowá, em Amambai, e disse estar feliz por participar da escolha dos representantes do Estado. Indígena Guarani Kaiowá, professor e de 48 anos, ele concorre com Silvia Benites como vice. Sua campanha defendeu pautas de salário, trabalho e terra, incluindo a autodemarcação de territórios indígenas.

Candidato da etnia guarani-kaiowá, Lemes chegou às 9h45 para votar. Depois avaliou que conseguiu apresentar suas posições ao eleitorado durante a campanha e disse aguardar o resultado das urnas. “Eu acredito que, durante a campanha, tudo o que eu falei o pessoal acatou para eu merecer os votos que eu vou levar”, declarou.

O programa apresentado pela candidatura à Justiça Eleitoral tem como eixo a defesa de pautas relacionadas a salário, trabalho e terra. O documento afirma que o PCO utiliza a disputa eleitoral como espaço para divulgar reivindicações dos trabalhadores e defender sua organização política. Entre as bandeiras apresentadas estão reivindicações relacionadas às condições de trabalho e à questão fundiária.

Na questão indígena, uma das principais bandeiras defendidas por Lemes durante a campanha foi a terra. O candidato defende a posse das áreas reivindicadas por comunidades indígenas e a chamada autodemarcação, processo em que os próprios indígenas delimitam e ocupam os territórios reivindicados.

Natural de Amambai, Daniel Lemes Vasques tem 48 anos e concorre pelo PCO (Partido da Causa Operária), com Silvia Benites como candidata a vice. No registro eleitoral, declarou como ocupação a de professor do ensino fundamental e possui ensino superior completo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.