ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Governo estuda "emprestar" leitos do interior para saúde da Capital

Neste domingo (5), a taxa de ocupação das macas ofertadas pelo SUS na macrorregião de Campo Grande é de 71%

Maressa Mendonça | 05/07/2020 11:46
Leito de UTI montado no Hospital Regional em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro)
Leito de UTI montado no Hospital Regional em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro)


O Governo do Estado estuda transferir leitos que não estão sendo utilizados nas cidades do interior do Estado para Campo Grande. O objetivo é evitar que o sistema de saúde do município entre em colapso com as confirmações de novos casos do coronavírus.

Em Mato Grosso do Sul são 10.089 casos confirmados e 117 mortes pela doença até este domingo (5). Só na Capital, são 21 óbitos em consequência de complicações causadas pela covid-19.

Durante a live realizada neste domingo, o titular da Secretaria Estadual de Saúde, Geraldo Resende relembrou que haverá abertura de 18 novos leitos no Hospital do Câncer para o tratamento da covid-19, além da Santa Casa e hospitais privados, mas disse ter intenção de transferir também alguns do interior.

Segundo o secretário as tratativas já tiveram início com as secretarias municipais e prefeituras, mas sem sucesso. “Não conseguimos que esses leitos fossem disponibilizados para a nossa gente”, lamentou.

Contudo, ele reforça que a medida é necessária e será concretizada. “Haveremos de fazer o remanejamento porque não podemos ter esse paradoxo de falta de leitos na Capital quando temos leitos sem utilização em algumas cidades”, disse.

Dados divulgados pela secretaria apontam que a taxa de ocupação de leitos do SUS na macrorregião de Campo Grande, que abrange 34 municípios, neste domingo é de 71%, entre clínicos e de UTI.

O secretário não informou os leitos de quais cidades serão remanejados para Campo Grande e nem quando essa transferência será concretizada.

Nos siga no Google Notícias