Hospital abre Outubro Rosa com mamografias gratuitas e mamógrafo 3D
Campanha começa nesta quarta-feira com 80 exames por dia e doação de 300 perucas a pacientes

O HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão), em Campo Grande, inicia nesta quarta-feira (1º) a campanha Outubro Rosa 2025, com a oferta de mamografias gratuitas e a inauguração de um mamógrafo 3D para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O aparelho com tecnologia de tomossíntese é considerado um dos mais modernos do Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande, inicia a Campanha Outubro Rosa 2025 com a oferta de mamografias gratuitas e a inauguração de um moderno mamógrafo 3D para atendimento pelo SUS. O equipamento utiliza tecnologia de tomossíntese, permitindo maior precisão na detecção de tumores. Durante outubro, serão disponibilizadas 80 mamografias diárias para mulheres entre 40 e 65 anos. A ONG Fios de Luz doará 300 perucas para pacientes em tratamento. Segundo o INCA, o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil, com estimativa de 73,6 mil novos casos entre 2023 e 2025.
O evento será às 9h, no ambulatório do HCAA, na Rua Marechal Rondon, nº 1053, mas a distribuição de senhas vai começar às 6h, por ordem de chegada. Durante a solenidade, a ONG (organização não governamental) Fios de Luz, de Belo Horizonte (MG), fará a doação de 300 perucas para pacientes em tratamento.
- Leia Também
- Giroto fala em “autopromoção” de promotores e cita Ruy Ohtake como vítima
- Terceiro câncer que mais mata pode ser prevenido com simples hábito
Durante todo o mês de outubro, exceto feriados, serão oferecidas 80 mamografias diárias, de segunda a sexta-feira, para mulheres entre 40 e 65 anos. O atendimento terá início na próxima quinta-feira (2). Para solicitar o atendimento, é necessário apresentar RG (Registro Geral), CPF e cartão do SUS. Os resultados dos exames serão entregues em até 15 dias.
Os exames serão realizados no novo mamógrafo de tomossíntese e no equipamento do programa Sesc (Serviço Social do Comércio) Mulher, já em funcionamento no hospital.

O novo aparelho utiliza a técnica de tomossíntese, que capta imagens em diferentes ângulos e reconstrói digitalmente o tecido mamário em cortes de 1 milímetro. Isso permite maior precisão na detecção de tumores, especialmente em mamas densas, além de reduzir falsos positivos, evitar biópsias desnecessárias e oferecer mais conforto às pacientes.
Criado nos anos 1990 nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa se tornou uma campanha internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a doença é a mais incidente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de 73,6 mil novos casos entre 2023 e 2025. Em Mato Grosso do Sul, são esperados 910 diagnósticos até o fim do período.
O tratamento é oferecido integralmente pelo SUS e, segundo especialistas, quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de cura.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.