ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Jamilzinho atraiu filho de “Fuad”, diz testemunha

Relato foi ouvido em depoimento de abril à força-tarefa que investiga organizações criminosas

Nyelder Rodrigues e Marta Ferreira | 21/12/2020 18:03
Na foto, de 2017, Jamil Name, Jamil Name Filho e Fahd Jamil Georges; Name Filho teria atraído seis anos antes filho de Fahd para a morte, diz testemunha (Foto: Reprodução)
Na foto, de 2017, Jamil Name, Jamil Name Filho e Fahd Jamil Georges; Name Filho teria atraído seis anos antes filho de Fahd para a morte, diz testemunha (Foto: Reprodução)

Um convite irrecusável aos que estão acostumados com o poder aparentemente ilimitado que o crime organizado oferece: uma festa regada a mulheres e sexo fácil. Mas ali, apesar da suposta inocência do chamado de um amigo, havia mais: era o chamado para a morte e a mudança nos rumos das organizações criminosas do Estado.

O dia era 3 de maio de 2011 e aí pode ter sido selada a morte de Daniel Alvarez Georges, filho de um dos homens mais poderosos da fronteira entre o Brasil e o Paraguai - Fahd Jamil Georges, procurado inclusive pela Interpol.

Ao menos, é isso o que aponta as investigações da Operação Omertà, deflagrada em 2019 pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Garras (Delegacia Especializa de Repressão a Roubo a Banco e Resgate), e que resultou na prisão de Jamil Name, Jamil Name Filho e vários funcionários dos mesmos.

Revela inicialmente pela revista Piauí e confirmada pelo Campo Grande News, que também já apurava o caso, a informação é que a ordem para matar Daniel partiu de um dos principais aliados atuais de seu pai, a família Name - vale ressaltar que, inúmeras vezes, a mesma investigação trata Fahd como padrinho de Name Filho.

Foto de "Danielito" que consta de processo na Justiça. (Foto: Reprodução)
Foto de "Danielito" que consta de processo na Justiça. (Foto: Reprodução)

Obtida em abril em depoimento referente a fase que apura crimes de agiotagem e extorsão cometidos pelo grupo liderado por Jamil Name, a informação que inicialmente causa estranhamento vem acompanhada de detalhes revelados por uma amiga de José Moreira Freites, o Zezinho, um dos principais pistoleiros dos Name.

"Zezinho" morreu na semana passada, aos 46 anos, em confronto com a polícia potiguar. A suspeita é que ele preparava ataque para matar um integrante do Poder Judiciário, serviço pelo qual, apontam as primeiras suspeitas, renderiam R$ 200 mil. Apontados como seus ex-chefes, Name pai e filho estão presos em Mossoró, a 270 km de onde Zezinho morreu.

No depoimento ao Garras, a testemunha diz que era amiga de "Zezinho" e que ele, em encontro ocorrido na estrada das Três Barras, em Campo Grande, contou estar envolvido na morte de 'Danielito', como era conhecido o filho da Fahd.

O relato que a testemunha afirma ter ouvido de José Moreira Freires é de que o filho mais velho de Fahd estaria interessado em comandar o Jogo do Bicho em Campo Grande, sob a gerência dos Name há décadas.

Daí, o plano: atrair Daniel para uma emboscada. A suposta festa aconteceria em área afastada e quem fez o convite foi Name Filho. Ao chegar ao local, porém, o encontrado não foi nada do prometido, e sim um forte aparato de armas.

A partir desse dia, Danielito nunca mais foi visto. Os últimos registros vivos mostram que almoçou em churrascaria na Chácara Cachoeira e também esteve no Shopping Campo Grande. Nenhum resto mortal foi jamais achado.

No ano passado, a família de Daniel Georges obteve na Justiça decisão para que ele fosse dado oficialmente como morto. Entre as suspeitas, está a de que o cadáver foi colocado em recipiente com ácido e destruído, assim como se vê em filmes.

Conforme investigação jornalística do Campo Grande News, outra possibilidade plausível é de o corpo ter sido esquartejado e enterrado.

Efeito dominó - De lá para cá, uma sequência de execuções passaram a acontecer em Campo Grande e na fronteira, muitas atribuídas pela própria Operação Omertà à vingança pela morte da Danielito e também de Jorge Rafaat, que geria a fronteira sob a benção de Fahd Jamil enquanto ele estava escondido no Líbano.

Até aqui, não há na investigação a informação se o relato da testemunha citado neste texto já era de conhecimento de Fahad, que junto de seu filho, Flavio Correia Jamil Georges, é procurado na Omertà por liderar milícia armada na região de Ponta Porã, atuando em contribuição ao grupo chefiado na Capital pelos Name.

A força-tarefa da Polícia Civil criada para investigar o caso não detalha que reflexo terá essa revelação. Pela lei penal brasileira, a morte de Danielito ainda pode ser investigada. Assassinatos tem prazo de 20 anos para prescrever.

Nos siga no Google Notícias