ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ministério da Saúde alerta para medidas de prevenção contra IST

Conheça as alternativas para evitar a transmissão de doenças e curtir o Carnaval em segurança

Por Gabriel de Matos | 12/02/2024 23:11
Preservativos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Divulgação)
Preservativos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde lança uma campanha nacional focada na conscientização e prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Sob o lema "Carnaval: respeito e proteção tem que ter", a iniciativa busca garantir um período de festas seguro para todos os foliões.

A coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Pamela Cristina Gaspar, destaca a importância dos cuidados além da simples prevenção com o uso de preservativos.

"Durante o Carnaval, é essencial lembrar que a proteção vai além do uso de preservativos. Os exames para detecção de IST e a vacinação também desempenham um papel crucial na garantia da saúde de todos", enfatiza.

É fundamental ressaltar que a correta utilização do preservativo é essencial para garantir sua eficácia. Pamela Gaspar alerta que "se usar o preservativo interno é só ele, se usar o preservativo externo é só ele. Não se deve usar os dois preservativos ao mesmo tempo".

Além da prevenção, o SUS oferece gratuitamente exames para detecção de IST, como sífilis, HIV, hepatite B e C, clamídia e gonorreia. O tratamento também está disponível na rede pública de saúde, sendo crucial não apenas para o indivíduo infectado, mas também para interromper a cadeia de transmissão.

Para o vírus HIV, o SUS oferece duas formas de prevenção específicas: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV. A PrEP é indicada para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV e deve ser tomada antes da relação sexual, enquanto a PEP é indicada após a exposição ao vírus.

Para saber onde encontrar a PrEP e a PEP, o Ministério da Saúde disponibiliza informações detalhadas no site do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Além disso, o SUS oferece vacinas contra hepatite B e HPV, esta última prevenindo também diversos tipos de câncer, como o de colo de útero, oral, anal e peniano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias