ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Misto de frustração e medo é sentimento de quem cancelou sonho da Europa

Pandemia de coronavírus leva jornalista e bacharel de Direito a adiarem o sonho de conhecer a Espanha

Rosana Siqueira | 14/03/2020 13:59
Thayara Barbosa estava com a mala preparada para coinhecer a Espanha, mas planos foram frustrados. (Arquivo Pessoal)
Thayara Barbosa estava com a mala preparada para coinhecer a Espanha, mas planos foram frustrados. (Arquivo Pessoal)

Um misto de medo, insegurança e frustração. Assim as pessoas que estavam de malas prontas e viagens compradas para destinos na Europa, principalmente para a Espanha, definem seus sentimentos. Em comum estes personagens viram o sonho de conhecer o exterior, rever os parentes ir por água abaixo diante da epidemia de coronavírus que assola a Europa.

Com passagens compradas desde dezembro, a jornalista Thayara Barbosa, 32 anos, iria junto com o namorado conhecer os sogros em Madrid. “Começamos a planejar a viagem em dezembro e a ideia é que seria uma viagem de férias. Como a gente já vinha acompanhando a movimentação do vírus lá, porque se alastrou, a quantidade de mortos e infectados muito crescente a gente já vinha cogitando a possibilidade de cancelar.”, conta a jornalista.

Ela diz que após verificarem as condições no site da companhia aérea sobre cancelamentos de passagens e o alerta de riscos da doença no site do Ministério da Saúde que a viagem poderia ser cancelada por questão de segurança, resolveram adiar os planos.

“Na Espanha o comércio começou a fechar. Aíi vieram as escolas, universidades, pontos turísticos. Foi uma cadeia então decidimos pelo cancelamento. Fomos direto para o Procon para garantir que íamos conseguir ressarcimento ou reagendamento porque a idéia é essa, que a gente vá em outro momento”, alega.

Sobre a frustração ela conta é que é um sentimento que o casal está administrando. “A frustração é grande. Estamos administrando, não digerimos bem não poder ir, não digerimos bem saber o que está acontecendo lá. E mais que pode acontecer aqui e pior ainda pode acontecer no Brasil e tá todo mundo fingindo que é nada”, destacou a jornalista que diz temer a falta de estrutura de saúde brasileira para quando o vírus se alastrar .

“A preocupação é cíclica. Estão batendo o tempo inteiro na mesma tecla. É o temor com a família que está lá e a da gente que está aqui. Temos muito menos estrutura dar conta de tudo que está acontecendo”, alertou.

“Bem, pra reforçar é um misto de tristeza, insegurança e medo. Pela família que está lá e pelo que podemos esperar aqui”, finalizou.

Ana Flávia ganhou passagem de presente do irmão há cinco meses e cancelou a viagem. (Arquivo Pessoal)
Ana Flávia ganhou passagem de presente do irmão há cinco meses e cancelou a viagem. (Arquivo Pessoal)

Presente – A bacharel em Direito, Ana Flávia Batista do Nascimento, 23 anos, é outra que teve os planos frustrados de visitar Madrid e Barcelona junto com o irmão que mora em Bruxelas, por conta do coronavírus. “Ganhei a passagem de presente do meu irmão há cinco meses. Estava tudo planejado. A frustração é total por não consegui ir, mas o medo consome. Cancelamos tudo mas consegui reagendar a passagem”, destacou ela.

A maior preocupação agora se volta para o irmão que mora em Bruxelas, na Bélgica. “Tô super preocupada com ele que tá lá no meio desta epidemia de coronavírus” salienta Ana Flávia. “É muito triste com tudo planejado acontecer isso. É uma frustração total”, acrescenta.

Dia-a-dia – Do outro lado do oceano, mais precisamente, em Bruxelas na Bélgica o irmão de Ana Flávia, o designer style Fábio Batista do Nascimento convive com a realidade do coronavírus. No País, segundo Fábio, já são 556 casos positivos.

"No último dia 13 o Conselho de Segurança da Saúde, publicou uma nota informando que todas as escolas, universidades e locais de turismo estariam fechados durante uns 15 dias. Menos os supermercados e algumas farmácias”, explicou o designer. Ele disse que o Governo orientou as pessoas a estocarem comida e produtos de limpeza como álcool em gel, papel higiênico e produtos de limpeza. 

“A partir de ontem meia noite informaram que aos finais de semana , as lojas, vias públicas ou privadas seriam fechadas. Durante a semana algumas farmácias e mercados abertos. Então não precisava de correria pois o armazenamento de comida seria apenas para final de semana”, frisou.

Com relação ao cancelamento da viagem da irmã ele lamenta. “Já faz uns 4 anos que não vejo minha irmã. Olha eu fiquei triste com isso porque era para ser uma viagem para matar a saudades sabe? Ela acabou de se formar em direito. Eu quis presentear ela. Só que não saiu como esperávamos. Uma semana antes da viagem e foi tudo por água abaixo”, frisou.

Mesmo assim ele diz que a decisão é acertada porque na Europa está um caos literalmente. "Fui me assustar com a situação ontem", revela.

O designer Fábio Nascimento, irmão de Ana diz que coronavírus preocupa em Bruxelas. (Arquivo Pessoal)
O designer Fábio Nascimento, irmão de Ana diz que coronavírus preocupa em Bruxelas. (Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias