ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Mortes disparam, mas taxa de isolamento continua em 37% em MS

Em apenas 7 dias do mês de julho foram 39 óbitos

Tainá Jara | 07/07/2020 14:12
Com comércio funcionando normalmente, adesão ao distanciamento social em Campo Grande nesta segunda-feira foi de 37,3% (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)
Com comércio funcionando normalmente, adesão ao distanciamento social em Campo Grande nesta segunda-feira foi de 37,3% (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)

Disparo no número de mortes pela covid-19 em Mato Grosso do Sul continua a não intimidar a população e a taxa de isolamento se mantém em 37%. De acordo com o governo do Estado, foram 39 óbitos pela doença em apenas 7 dias do mês de julho.

A taxa de mobilidade social para esta segunda-feira (6) foi de 37,9%. O índice para o início da semana indica uma possível manutenção da média para os dias de semana, de segunda à sexta, que se repete há tempos.

No monitoramento geral, a taxa mínima para o dia no Estado foi de 29,2% e a máxima de 56,7%. O índice recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 70%, o que nunca chegou a ser atingido e só piorou com a flexibilização das medidas de isolamento.

Nas últimas cinco semanas o cenário foi o mesmo: de vida normal, com movimentações pelas ruas e comércios do Estado, inclusive bares e igrejas lotados. As médias mapeadas, em ordem decrescente, foram: 37,3% de 29 de junho a 3 de julho; 36,8% de 22 a 26 de junho; 35,5% de 15 de junho a 19 de junho; 36,6% de 8 a 12 de junho; e 37,4% de 1 a 5 de junho.

Trânsito e covid-19 - Durante live para atualização dos dados e informações referentes ao novo coronavírus nesta terça-feira (7) o secretário de saúde Geraldo Resende relacionou o baixo isolamento ao aumento das taxas de ocupação de leitos.

“O que nós estamos verificando é que essa volta à normalidade que muitos estão fazendo, não respeitando os decretos feito pelos prefeitos, não estão surtindo efeito e o número de pessoas internadas em MS é similar ao que se verificava antes da pandemia. As pessoas estão saindo, e o número de pessoas acidentadas, que é a maior causa de ocupação de leitos de UTI tem aumentado”, alertou pedindo apoio dos gestores municipais no reforço das medidas restritivas.

Desde o começo da pandemia especialistas e autoridades mundiais de saúde alertam que quanto menor a taxa de isolamento social, mais alta a curva de contágio da doença.

Por aqui 91% dos municípios sul-mato-grossenses já integram o mapa do novo coronavírus que já contabiliza 10,6 mil infectados da doença, dos quais 128 perderam a vida em decorrência do vírus, 39 delas nos sete primeiros dias de julho.

A adesão ao distanciamento social em Campo Grande nesta segunda-feira foi de 37,3% com a Capital ocupando o penúltimo lugar no ranking entre as capitais brasileiras. Entre as regiões com piores índices para o dia estão: Portal do Panamá (8,3%), Nova Campo Grande (21,7%), Jardim Monumento (23,8%), Maria Aparecida Pedrossian (24,8%), Jardim Seminário (25%).

Nas cidades do interior com maior número de casos confirmados as taxas de isolamento foram: Dourados (42,7%), Corumbá (40,6%), Rio Brilhante (41%), Três Lagoas (39,7%) e Guia Lopes da Laguna (36,4%).


Nos siga no Google Notícias