ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MPF vai ao STF contra lei de MS sobre porte de arma para procuradores

Procurador-geral da República argumentou que estados não têm competência para legislar sobre o tema

Adriel Mattos | 19/09/2021 15:01
Procurador-geral da República, Augusto Aras. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Procurador-geral da República, Augusto Aras. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra lei que autoriza o porte de arma para procuradores estaduais. Além de Mato Grosso do Sul, o chefe do MPF (Ministério Público Federal) foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) para questionar legislações de outros nove estados.

Aras argumentou que as leis violam competência da União, a quem cabe fiscalizar e legislar sobre material bélico. Além disso, o País conta com o Estatuto do Desarmamento, que veda a autorização de porte fora das hipóteses previstas. “Tal norma não incluiu, nesse rol, a categoria de procuradores do estado”, escreveu.

Ele ainda cita jurisprudência do STF, que já decidiu contra estados que legislaram sobre armas. Além disso, a Corte já validou o estatuto em decisão de 2007.

A ação sobre Mato Grosso do Sul está sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso. Na semana passada, ele deu 30 dias para que a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e a Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) se manifestem nos autos.

Crime - Em outubro de 2020, um procurador do Estado teve furtados uma pistola calibre 380 e um fuzil calibre 308, enquanto almoçava em um restaurante do Jardim dos Estados, na Capital. Ele disse à polícia que caçava javalis.

Conforme a vítima do furto de armas, o tempo levado para o almoço foi de 40 minutos. Os documentos de registro que estavam guardados na capa da arma longa sumiram, assim como a autorização para caça, entre outros papéis.

Nos siga no Google Notícias