ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MS está pronto para distribuir doses em 48h, afirma secretário de saúde

Distribuição de doses aos estados está prevista para esta segunda-feira (18) às 7 horas, segundo Ministério da Saúde

Ana Paula Chuva | 17/01/2021 16:03
Enfermeira preparando dose da CoronaVac aplicada hoje. (Foto: Governo de São Paulo)
Enfermeira preparando dose da CoronaVac aplicada hoje. (Foto: Governo de São Paulo)

Mato Grosso do Sul estáe preparado para receber as doses das vacinas contra o coronavírus, que tiveram seu uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) neste domingo (17).

Ao Campo Grande News, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende disse que já está em contato com o Ministério da Saúde para resolver a entrega das doses anunciada para esta segunda-feira (18).

“Mato Grosso do Sul está preparado para receber as doses da vacina enviadas pelo Ministério Público. A distribuição aos municípios deve ser feita em no máximo 48 horas contadas a partir do momento em que as doses  tocarem o solo sul-mato-grossense", declarou Geraldo.

Em postagem no Instagram, o secretário disse ainda se tratar de um momento de muita emoção e esperança para o país, mas principalmente para os profissionais de saúde. "Bravos e invencíveis que estão há meses na linha de frente  dessa guerra e devem ser os primeiros a receberem a vacina", escreveu.

Durante coletiva de imprensa nesta tarde, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello anunciou que a partir das 7 horas de amanhã as doses começam a ser distribuídas para os estados e o início da imunização está previsto para quarta-feira às 10h.

Plano Estadual - Na versão inicial do Plano Estadual de Vacinação, que ainda será divulgado, estão previstas três fases para aplicação das doses, sendo que só na primeira está prevista a imunização de ao menos 713.296 pessoas, mas pode chegar aos 890.623 se houver a inclusão de outros grupos prioritários não listados pelo Ministério da Saúde ainda.

Grupos inicialmente listados como prioritários (Foto/Reprodução)
Grupos inicialmente listados como prioritários (Foto/Reprodução)

No entanto, a coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica tem em estoque 343. 111 seringas e agulhas, que atende 48% do público previsto para a imunização na primeira fase, porém se considerarmos os 890.623 o índice cai para 38,5%.

Aprovação – Hoje a Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas AstraZeneca da Oxford e a CoronaVac do Instituto Butantan. Em São Paulo inclusive uma enfermeira da linha de frente no enfrentamento a doença foi a primeira a receber a dose do imunizante.

Sobre a eficácia dos imunizantes, a vacina AstraZeneca fechou em 70% de eficácia geral e a CoronaVac em 50,38%. O que significa que se a pessoa receber a dose do imunizando de Oxford ele tem 30% de chance de desenvolver a doença apenas. E 49,62% no caso da vacina chinesa.

Nos siga no Google Notícias