ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MS faz 80 exames por dia, mas projeta 150 com laboratório da UFMS

Secretaria de Saúde ainda estuda descentralização, com habilitação da UFGD para realizar testes

Jones Mário | 10/04/2020 12:20
Lacen ganhou apoio do Laboratório da UFMS para realização dos testes para covid-19 (Foto: Marcos Maluf)
Lacen ganhou apoio do Laboratório da UFMS para realização dos testes para covid-19 (Foto: Marcos Maluf)

Durante transmissão ao vivo na manhã desta Sexta-feira Santa (10), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, revelou que o Lacen (Laboratório Central) trabalha com média de 80 exames para novo coronavírus por dia. O número pode ficar próximo de dobrar com o reforço do Laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“Fazemos uma média de 80 testes diariamente no Lacen. Com a contribuição da UFMS, podemos chegar a 150 diários em Campo Grande”, disse Resende.

O laboratório da universidade vai auxiliar com os testes de biologia molecular realizados no modelo “drive thru”, montado no quartel central do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. O resultado leva de 24h a 48h e é encaminhado por SMS e e-mail ao paciente.

Nesta semana, os estoques do Lacen foram reforçados com 5 mil testes de biologia molecular nesta semana. Geraldo Resende disse, em transmissões ao vivo anteriores, que o governo estadual articula a compra de mais 10 mil novos exames.

Hoje, o secretário ainda adiantou a possibilidade de habilitar o laboratório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e, assim, descentralizar a realização dos testes para novo coronavírus.

Coronavírus - Mato Grosso do Sul tem 97 casos confirmados pela SES, além de duas mortes em decorrência da doença. Outras 32 suspeitas estão sob investigação.

Nos siga no Google Notícias