ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MS perde posição, mas ainda está entre os 5 estados que mais vacinam no País

O Estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas

Guilherme Correia | 04/03/2021 07:51
Idosa é vacinada contra a covid-19 por profissional de saúde (Foto: Silas Lima/Arquivo)
Idosa é vacinada contra a covid-19 por profissional de saúde (Foto: Silas Lima/Arquivo)

Com 119,7 mil vacinas aplicadas para a primeira dose, Mato Grosso do Sul, com 2,8 milhões de habitantes, tem a 5ª melhor cobertura vacinal até esta quinta-feira (4). Há quase um mês atrás, o Estado era o 4º melhor no País, e, logo no início da campanha nacional de imunização, em meados de janeiro, chegou a ser o 2º.

O levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação brasileira, selecionou apenas os dados do primeiro imunizante. É importante lembrar que, para uma total eficácia de ambas as vacinas aplicadas em solo brasileiro - Coronavac e Astrazeneca - são necessárias duas doses.

A apuração indica, por exemplo, que a população sul-mato-grossense, entre a região centro-oeste, é a 2ª mais bem colocada.

Amazonas, 1º no ranking nacional, aplicou 254,1 mil primeiras doses, e tem cerca de 4,2 milhões de habitantes. Nessa proporção, é como se 60,4 doses fossem aplicadas a cada mil pessoas. No mesmo índice, Mato Grosso do Sul tem aplicado 42,6.

 O Estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul (43,4 doses por mil habitantes), São Paulo (46,9), Distrito Federal (47,2) e Amazonas (60,4).

Nesse quesito, o Pará é o pior estado no País. São 146,3 mil doses para uma população de quase 8,7 milhões. Ou seja, 16,8 vacinas por mil habitantes.

Duas doses - Já em relação a proporção de doses duplas aplicadas, Mato Grosso do Sul é o primeiro no ranking. Conforme levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, é como se 1,91% da população sul-mato-grossense tivesse recebido a segunda dose - que só é aplicada em pacientes que já tenham recebido a primeira.

Tabela indica os valores exatos de cada estado brasileiro; MS é o que mais aplicou, proporcionalmente, a segunda dose (Foto: Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde)
Tabela indica os valores exatos de cada estado brasileiro; MS é o que mais aplicou, proporcionalmente, a segunda dose (Foto: Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde)
Nos siga no Google Notícias