ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS registra menor média de mortes por covid em 37 dias, mas ainda alta

Foram 23 vítimas registradas somente hoje, que tinham idade entre 32 a 80 anos

Guilherme Correia | 02/05/2021 11:05
População espera para se vacinar contra a covid-19 no Guanandizão, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
População espera para se vacinar contra a covid-19 no Guanandizão, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

Foram 23 mortes por covid-19 confirmadas neste domingo (2) em Mato Grosso do Sul. Caculando a média móvel desta semana, é como se 38,85 pessoas tivessem sido levadas diariamente pela doença no Estado. Ainda é um índice muito alto para os padrões locais, mas também é o menor registrado há 37 dias, desde 26 de março.

Nessa data, a média era de 38,57 vítimas/dia, e eram registrados cerca de 1,1 mil infectados a cada 24 horas. Atualmente, a média está ajustada em 915.

Entre alguns dos fatores que têm sido apontados como determinantes para a tímida redução na alta de casos e mortes foram algumas das medidas restritivas decretadas no final de março pelos executivos municipais e estadual, além do desenrolar da campanha de imunização.

Apesar disso, a vacina tem surtido efeito apenas em grupos específicos, que já têm sido imunizados ao longo dos últimos três meses. Conforme reportado pelo Campo Grande News, indígenas tiveram redução nos óbitos, bem como idosos com 80 anos ou mais.

Vale ressaltar que quase 92% da meta inicial do público estimado para a primeira fase recebeu ao menos uma dose de imunizante - sendo que ao todo, foram cerca de 39% já totalmente imunizados.

Boletim atualizado - As internações por covid-19 caíram pela primeira vez em várias semanas para menos de mil. Além disso, há 54 pacientes na fila de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) aguardando serem remanejados, já que as quatro regiões de saúde do Estado têm lotação inferior a 100%.

A macrorregião de Campo Grande, por exemplo, registrou 94% dos leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) ocupados por pacientes com ou sem covid-19.

Mato Grosso do Sul se aproxima de 250 mil casos acumulados desde o início da pandemia, e registra 5.782 vítimas em decorrência do coronavírus.

Nos siga no Google Notícias