ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

"Não tive coragem de abrir", diz pai sobre prontuário médico após morte de Luísa

Investigação sobre a morte da criança Luísa, de 11 meses, foi repassada à Depca e família será ouvida na semana que vem

Paula Maciulevicius Brasil e Mariana Rodrigues | 25/02/2021 12:19
Luiz Gustavo é pai de Luísa, menininha que morreu no dia 19, e descreve que não teve coragem de ler prontuário da criança. (Foto: Marcos Maluf)
Luiz Gustavo é pai de Luísa, menininha que morreu no dia 19, e descreve que não teve coragem de ler prontuário da criança. (Foto: Marcos Maluf)

Há dois dias, o pai olha o prontuário médico da filha Luísa Nocetti Aguillar Steim, de 11 meses, mas diz que não tem coragem de folheá-lo. A criança morreu no dia 19 de fevereiro, depois de vir transferida de Coxim para o Hospital da Cassems da Capital em estado grave. Para a família, a suspeita é de negligência médica e, desde então, o pai tem movido o mundo para que haja investigação.

Luísa morreu um dia antes de completar 1 aninho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Luísa morreu um dia antes de completar 1 aninho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Luísa começou com sintomas gripais e foi internada no dia 16 deste mês no Hospital da Cassems, em Coxim. Administrador rural, Luiz Gustavo Aguillar Steim relata que na cidade onde a família mora, o médico que prestou atendimento demorou a entrar com antibiótico indicado.

Os familiares chegaram a tentar transferir a menina para Campo Grande, mas tiveram a negativa da Cassems. Na sexta (19), depois de apresentar melhora com o uso do antibiótico, Luísa teve uma convulsão logo após tomar uma injeção de bromobrida e veio transferida para a Capital, onde morreu um dia antes de completar 1 aninho.

"Não tive coragem de olhar. Cheguei a pegar para ver, mas tenho medo de ler alguma coisa, acabar não entendendo e tirar conclusões precipitadas", explica Luiz Gustavo.

A família esteve na manhã de hoje na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) que vai tocar a investigação registrada como morte a esclarecer na 3ª Delegacia de Polícia Civil.

Ouvidos informalmente, o pai e o tio de Luísa, o empresário Rafael Aguillar Steim contaram que a delegada quis saber detalhes para se inteirar do caso, mas que deve ouvir os depoimentos na próxima quinta-feira e também pedir o prontuário formalmente.

Pai diz que confia nas investigações e espera resultado da sindicância aberta pelo Hospital da Cassems. (Foto: Marcos Maluf)
Pai diz que confia nas investigações e espera resultado da sindicância aberta pelo Hospital da Cassems. (Foto: Marcos Maluf)

"Estamos dando um voto de confiança para a Cassems, porque ouvimos da boca do presidente que ele vai fazer tudo o que estiver ao alcance dele. Não vamos descansar enquanto não houver resultado desse caso", resume o tio.

A equipe jurídica da Cassems foi para Coxim na manhã desta quinta-feira (25) para iniciar a sindicância no hospital onde Luísa recebeu os primeiros atendimentos. "Bom frisar que a Cassems não está obstruindo nada, inclusive estão nos dando apoio. Eles foram hoje com advogado e especialistas para verificar e abrir a sindicância em Coxim", relata o tio.

Festa - O primeiro aninho de Luísa seria comemorado com uma festa neste sábado (27). A família conversou com os fornecedores para reaver o dinheiro já pago em buffet e decoração e assim poder realizar uma festa beneficentes para crianças que são atendidas pela igreja evangélica que a família frequenta.

"Uma forma de comemorar com outras crianças o que meu irmão nunca mais vai poder comemorar com a filha dele", resume Rafael. A festa para os pequenos vai ser organizada seguindo os decretos de biossegurança em uma data posterior.

Nos siga no Google Notícias