ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Para vacinação contra covid, Cartão SUS vale ouro; saiba como emitir o seu

Ele é um dos documentos necessários, mas não obrigatório, para que a pessoa possa ser imunizada contra o novo coronavírus

Lucia Morel | 15/01/2021 16:37
Mesmo não sendo obrigatório, cartão vai facilitar fluxo do atendimento no momento da vacinação. (Arte: Thiago Mendes)
Mesmo não sendo obrigatório, cartão vai facilitar fluxo do atendimento no momento da vacinação. (Arte: Thiago Mendes)

O Cartão SUS está valendo ouro em tempos de pandemia. Primeiro, porque ele é obrigatório para fazer um dos testes da covid de graças.  Segundo, porque vai agilizar na hora de tomar a vacina contra a covid-19, quando as doses chegarem. Como não é demais se atualizar, que tal saber como fazer para obtê-lo ou acessá-lo.

Quem não tem o cartão ou nunca foi atendido em alguma unidade de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), precisa ir até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para requisitá-lo.

Segundo o Ministério da Saúde, pelo aplicativo Conecte SUS, do Governo Federal, não é possível fazer o CNS (Cartão Nacional de Saúde).

“De acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a criação de novos cadastros (fazer novos cartões) e qualquer alteração em cadastros existentes, atualmente, estão sendo realizadas somente de forma presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde”, diz seção de perguntas e respostas do app.

Documento pode ser acessado e apresentado via celular nas unidades de saúde. (Foto: Ângela Kempfer)
Documento pode ser acessado e apresentado via celular nas unidades de saúde. (Foto: Ângela Kempfer)

Para quem já emitiu o documento em algum momento, pode acessá-lo e apresentá-lo nos serviços de saúde através do aplicativo Conecte SUS. Para isso, é preciso se cadastrar nas plataformas do Governo Federal, ou no próprio site do aplicativo com o CPF e uma senha, aqui.

Depois, é preciso baixar o aplicativo, clicar no ícone semelhante a uma bandeira do Brasil no canto direito, abaixo da tela e mostrá-lo no momento em que for se vacinar ou usar algum outro serviço do SUS. Pronto!

Conforme informações do sistema Conecte SUS, “O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso e sugerimos sua utilização ao invés do Cartão Físico”.

Modelo de cartão na tela do celular. (Foto: Reprodução)
Modelo de cartão na tela do celular. (Foto: Reprodução)

Além disso, “caso queira o cartão impresso, informamos que, de acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a impressão do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde”.

Vale lembrar, que o CNS, segundo o ministério, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) divulgaram no último dia 13, que o acesso a vacinas por meio não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma.

No entanto, ressaltaram que uso do Conecte SUS ou mesmo ter o cartão impresso em mãos pode facilitar a identificação no momento de vacinação, agilizando o fluxo de atendimento. Pelo sim e pelo não, o melhor é se antecipar e já preparar o documento.

Nos siga no Google Notícias