ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Para vacinação contra covid, Cartão SUS vale ouro; saiba como emitir o seu

Ele é um dos documentos necessários, mas não obrigatório, para que a pessoa possa ser imunizada contra o novo coronavírus

Por Lucia Morel | 15/01/2021 16:37
Mesmo não sendo obrigatório, cartão vai facilitar fluxo do atendimento no momento da vacinação. (Arte: Thiago Mendes)
Mesmo não sendo obrigatório, cartão vai facilitar fluxo do atendimento no momento da vacinação. (Arte: Thiago Mendes)

O Cartão SUS está valendo ouro em tempos de pandemia. Primeiro, porque ele é obrigatório para fazer um dos testes da covid de graças.  Segundo, porque vai agilizar na hora de tomar a vacina contra a covid-19, quando as doses chegarem. Como não é demais se atualizar, que tal saber como fazer para obtê-lo ou acessá-lo.

Quem não tem o cartão ou nunca foi atendido em alguma unidade de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), precisa ir até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para requisitá-lo.

Segundo o Ministério da Saúde, pelo aplicativo Conecte SUS, do Governo Federal, não é possível fazer o CNS (Cartão Nacional de Saúde).

“De acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a criação de novos cadastros (fazer novos cartões) e qualquer alteração em cadastros existentes, atualmente, estão sendo realizadas somente de forma presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde”, diz seção de perguntas e respostas do app.

Documento pode ser acessado e apresentado via celular nas unidades de saúde. (Foto: Ângela Kempfer)
Documento pode ser acessado e apresentado via celular nas unidades de saúde. (Foto: Ângela Kempfer)

Para quem já emitiu o documento em algum momento, pode acessá-lo e apresentá-lo nos serviços de saúde através do aplicativo Conecte SUS. Para isso, é preciso se cadastrar nas plataformas do Governo Federal, ou no próprio site do aplicativo com o CPF e uma senha, aqui.

Depois, é preciso baixar o aplicativo, clicar no ícone semelhante a uma bandeira do Brasil no canto direito, abaixo da tela e mostrá-lo no momento em que for se vacinar ou usar algum outro serviço do SUS. Pronto!

Conforme informações do sistema Conecte SUS, “O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso e sugerimos sua utilização ao invés do Cartão Físico”.

Modelo de cartão na tela do celular. (Foto: Reprodução)
Modelo de cartão na tela do celular. (Foto: Reprodução)

Além disso, “caso queira o cartão impresso, informamos que, de acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a impressão do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde”.

Vale lembrar, que o CNS, segundo o ministério, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) divulgaram no último dia 13, que o acesso a vacinas por meio não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma.

No entanto, ressaltaram que uso do Conecte SUS ou mesmo ter o cartão impresso em mãos pode facilitar a identificação no momento de vacinação, agilizando o fluxo de atendimento. Pelo sim e pelo não, o melhor é se antecipar e já preparar o documento.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário