ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pela primeira vez no ano, mortes de jovens e idosos por covid seguem em baixa

No começo do ano, covid fez vítimas mais jovens e, em seguida, idosos voltaram a ser grupo de risco

Guilherme Correia | 26/09/2021 11:54
Profissional de saúde prepara injeção de vacina contra a covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Profissional de saúde prepara injeção de vacina contra a covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

As mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, neste mês, estão em baixa - se comparado a outros momentos da pandemia - seja em pacientes idosos (acima de 60 anos) quanto os não-idosos (com menos de 60). O Campo Grande News levantou o total de registros de vítimas, em dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e comparou as duas faixas etárias.

O cenário verificado primeiro semestre do ano era de maior quantidade de vítimas jovens (que ainda não tinham se vacinado) e redução somente em idosos (que começavam o processo de imunização).

No entanto, passados alguns meses, os mais velhos começaram a apresentar um processo de imunossenescência - a imunidade conferida pelas vacinas parecia reduzir, segundos especialistas. Além disso, as pessoas mais jovens começavam a ser incluídas na campanha dos imunizantes.

Foi nesse momento em que essa lógica se inverteu novamente - mais velhos voltaram a ser mais atingidos pela pandemia, enquanto os jovens deixaram de aparecer com tanta frequência nos registros.

Pandemia - Desde o início da pandemia, mais de 372 mil sul-mato-grossenses tiveram covid, dos quais 9.529 foram a óbito. Além disso, cerca de 75,9% da população total recebeu uma dose, ainda que 55,15% estão imunizados com duas vacinas ou dose única.

A reportagem levantou o número de óbitos registrados em cada faixa etária, de 10 em 10 anos. As mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, neste mês, têm apresentado queda expressiva em todas as faixas etárias, pela primeira vez no ano.

Nos siga no Google Notícias