ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS tem recorde de 2.998 casos em 24h e Saúde cobra reação urgente aos prefeitos

Secretário Geraldo Resende pede que municípios sigam à risca o que orienta o Programa Prosseguir

Paula Maciulevicius Brasil | 29/05/2021 09:29
Profissionais paramentados para atendimento a vítimas da covid. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Profissionais paramentados para atendimento a vítimas da covid. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

O boletim de hoje da Secretaria Estadual de Saúde deve comprovar o pior momento da covid-19 em Mato Grosso do Sul. Somente nas últimas 24 horas, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, foram confirmados 2.998 casos da doença e 58 óbitos. É como se a cada hora, média de 124 sul-mato-grossenses fossem infectados, e quase 3 morressem.

Na avaliação dele, é preciso endurecer urgentemente as medidas em todos os municípios. "Estamos respeitando a autonomia dos municípios, que é aquilo que definiu o STF, mas as medidas de restrições têm que ser tomadas. Nós precisamos, nesses próximos dias, tentar diminuir essa curva de crescimento", declara Geraldo.

Classificando o cenário como "muito ruim", o secretário diz que o Governo do Estado está fazendo "tudo o que pode", no sentido de vacinação e de emitir as recomendações do Prosseguir. "Os municípios estão fazendo decretos consoantes com o Prosseguir. Hoje tem várias reuniões em cidades que fazem parte de consórcios para tomarem decisões conjuntas", afirmou.

Geraldo diz que não vai participar, apenas acompanha as decisões e reforça que a preocupação são todos os 79 municípios do Estado. "Dourados fez um decreto bastante importante, sintonizado com a realidade deles. Mas a nossa preocupação está em todos os 79 municípios e em especial nas macrorregiões", comenta.

Casos de covid aumentaram e grandes regiões seguem sem vaga em UTI's. (Foto: Saul Scharmm/Governo Estadual)
Casos de covid aumentaram e grandes regiões seguem sem vaga em UTI's. (Foto: Saul Scharmm/Governo Estadual)

Recorde de casos - Maior desde o início da pandemia, esta é a primeira vez que o Estado tem quase 3 mil novos casos nas últimas 24h, o que daria 124 pessoas infectadas por hora.

"A gente está vivendo um recrudescimento ou terceira onda, eu já nem sei mais. Temos esse crescimento vigoroso da doença e vemos a população pouco colaborativa, que não estão atendendo às recomendações que temos feito diariamente".

Sobre possibilidade de lockdown, o secretário responde antes mesmo da reportagem concluir a pergunta. "O que o Governo do Estado cogita é que os municípios façam adesão ao Prosseguir".

O Prosseguir coloca bandeira vermelha, o que significa grau alto para a maioria dos municípios, incluindo Campo Grande. No entanto, as medidas aqui tomadas foram só de seguir o toque de recolher recomendado pelo programa, das 21h às 5h da manhã. Em Dourados, onde a situação está mais crítica, foi decretado lockdown e lei seca.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vítimas mais jovens - Desde ontem o Campo Grande News vem noticiando que MS tem a maior média de óbitos por covid e que as vítimas são pessoas cada vez mais jovens. Só ontem, das 55 mortes, metade tinham menos de 60 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde atribui a alta às novas mutações das cepas e variantes que têm se mostrado mais transmissíveis e o contágio mostra também que está havendo pouquíssimo isolamento.

Antes do boletim de hoje, o recorde de casos tinha sido ainda em 2020, no dia 11 de setembro, quando 2.258 pessoas foram contaminas em 24h.

Até sexta-feira, as regiões de Campo Grande e Corumbá tinham todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, em sua maioria por pacientes de covid-19, e as de Dourados (95%) e Três Lagoas (97%) estavam em situação crítica.


Nos siga no Google Notícias