ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Piraputanga e mais 10 localidades terão acesso à internet pela 1ª vez

Em Mato Grosso do Sul, desde 2018, programa do Governo Federal já instalou 237 pontos de acesso

Lucia Morel | 03/12/2021 16:42
Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro, onde o equipamento será instalado. (Foto: Divulgação)
Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro, onde o equipamento será instalado. (Foto: Divulgação)

Viver sem internet e sem as conexões que ela possibilita parece algo bem longe da realidade, mas muitas comunidades, inclusive em Mato Grosso do Sul, permanecem sem esse acesso e os benefícios provenientes dele.

A população do distrito de Piraputanga, em Aquidauana, é um deles, como o Campo Grande News mostrou aqui, mas em janeiro do ano que vem a localidade vai receber antena do Programa WiFi Brasil – continuidade do Internet para Todos - tendo acesso à rede mundial pela primeira vez, assim como outras dez comunidades do Estado que estão sendo beneficiadas recentemente.

Em Mato Grosso do Sul, desde 2018, quando foi lançado, o programa já instalou 237 pontos de acesso, a maioria deles – 117 – em escolas municipais. Ao todo, 56 municípios já foram atendidos.

Nesses locais, acesso à internet só por rádio ou fibra ótica e claro, somente para quem pode pagar. O grosso da população, no entanto, só consegue se conectar quando vai para a cidade.

Senadora Soraya Thronicke garante instalação de 11 equipamentos em MS. (Foto: Kísie Ainoã)
Senadora Soraya Thronicke garante instalação de 11 equipamentos em MS. (Foto: Kísie Ainoã)

Entre o fim deste ano e janeiro do ano que vem, através de emendas parlamentares da senadora Soraya Thronicke (PSL), 11 desses equipamentos serão disponibilizados para MS. Em março, por exemplo, aparelho foi instalado no posto de saúde do Distrito de Cristalina, em Caarapó.

Neste fim de ano houve implantação de três em Bonito, sendo na Gruta do Lago Azul, no Balneário Municipal e na Escola Municipal Rural Ozório Jacques; uma em Bodoquena, na Escola Municipal Ataide Sampaio; e uma em Jardim, na Escola Municipal Pref. Estácio Cunha Martins.

Também estão na lista as cidades de Alcinópolis (Escola Municipal Miguel Antônio de Morais); Rio Brilhante (Escola Municipal Euclides da Cunha); Sonora (Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo); e Paranaíba (Distrito Alto Tamandaré). Estas últimas deverão ter a instalação realizada em janeiro do ano que vem.

Em Piraputanga, o equipamento será instalado na Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro e, segundo a senadora, “acredito que o impacto de levarmos internet gratuita à população dessas localidades é muito maior do que podemos imaginar, pois, além de conexão, levamos esperança e um universo de possibilidades”, avalia. O projeto de instalação do equipamento já foi aprovado pelo Ministério das Telecomunicações e pela Prefeitura de Aquidauana.

Para ela, o contexto de pandemia deixou evidente as necessidades ainda existentes por acesso à internet, que de alguma forma, têm sido supridas pelo programa do Governo Federal. Vale ressaltar que a manutenção desses equipamentos tem um custo que varia de R$ 14 mil a R$ 30 mil, o que será custeado pela parlamentar durante todo seu mandato.

Piraputanga tem potencial turístico que pode ser melhor aproveitado com internet acessível, principalmente agora, com a pavimentação de toda a MS-450, que corta a Serra de Maracaju e é caminho para atrativos famosos, como os morros do Chapéu e do Paxixi.

Infraestrutura - o sinal de internet cobre raio de 400 metros e conforme dados do Ministério das Comunicações, os pontos de conexão com a internet geram velocidades de conexão que variam entre 10 e 20 megabites por segundo.

O programa atua em duas modalidades, sendo uma delas a instalação de antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, unidades básicas de saúde, aldeias indígenas e telecentros comunitários.

A outra modalidade disponibiliza uma antena em praça pública com acesso e livre e gratuito ao público em geral. Dos 15 mil pontos já instalados em todo Brasil, mais de 10 mil estão em áreas rurais e isoladas dos centros urbanos.

Nos siga no Google Notícias