ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Posto de saúde fica sem médico após demissões e atestado por dengue

Há quase um mês, duas médicas pediram demissão e UBSF Vila Fernanda está com apenas dois profissionais; hoje não havia atendimento, pois clínico está de atestado

Silvia Frias e Ronie Cruz | 18/03/2019 11:52
UBSF atendem comunidade da Vila Fernanda, Portal Caiobá I, II e Residencial Celina Jallad (Foto: Henrique Kawaminami)
UBSF atendem comunidade da Vila Fernanda, Portal Caiobá I, II e Residencial Celina Jallad (Foto: Henrique Kawaminami)

O atendimento na UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) Maria Ivone de Oliveira Nascimento Arakaki, no Portal Caiobá II, que já está precário com dois médicos a menos na escala há quase um mês, teve outro desfalque que compromete o serviço essa semana: dos dois profissionais que trabalham na unidade, um está com dengue, com atestado até quarta-feira.

A unidade, conhecida como UBSF Vila Fernanda, atende comunidade de 14 mil pessoas, moradores da vila, Portal Caiobá I, II e o Residencial Celina Jallad. Segundo informações apuradas pelo Campo Grande News, a situação começou a ficar crítica há cerca de 20 dias, quando duas médicas pediram demissão. Uma delas teria passado na residência na Santa Casa e, a outra, saiu após ter sido agredida verbalmente por um paciente.

Com isso, ficaram apenas dois clínicos gerais que atendem pelo programa Mais Médicos. A saída foi trabalhar em regime de escala e eles se revezam durante a semana. O problema é que hoje é folga de um deles e o outro está doente, com dengue.

Nos dias da escola do médico que está de atestado, as enfermeiras que fazem a classificação dos pacientes já os encaminha para outra unidade de saúde, no Portal Caiobá.

“Atendimento tá péssimo, os médicos estão cansados, tem muita genta para atender”, avalia a aposentada Ramona Araújo, 78 anos. Desde quinta-feira ela tenta renovar a receita médica de pressão arterial e terá que voltar amanhã”. “Como vai caber um mundo de gente num postinho desse?”.

A aposentada Cleuza Barros, 75 anos, acha que deveriam suprir a escala. “Tem estagiário que quebra um galho, mas não resolve”, diz.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias