ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Prevendo aumento de casos, Paraguai prorroga quarentena até 19 de abril

Presidente Mario Abdo seguiu recomendação do Ministério da Saúde e ampliou prazo, que se encerraria no dia 12 de abril

Silvia Frias | 08/04/2020 12:34
Presidente do Paraguai, Mario Abdo, fala sobre prorrogação da quarentena (Foto/ABC Color/Antonia Delvalle)
Presidente do Paraguai, Mario Abdo, fala sobre prorrogação da quarentena (Foto/ABC Color/Antonia Delvalle)

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, anunciou hoje a prorrogação da quarentena no país, agora, até dia 19 de abril, uma semana a mais do decretado anteriormente. A decisão, conforme jornal ABC Color, segue recomendação do Ministério da Saúde Pública e Bem Estar Social.

Com base nessa recomendação, Abdo disse que pode haver algumas exceções e modificações com respeito ao isolamento total no decorrer dos dias. A prorrogação foi anunciada em entrevista na Academia Militar, esta manhã.

A quarentena foi decretada no Paraguai no dia 10 de março, depois da divulgação dos primeiros casos de infectados pelo novo coronavírus. Inicialmente, havia sido determinado toque de recolher das 20h às 4h, mas, no dia 20 de março, as autoridades sanitárias informaram a circulação comunitária do vírus e o registro da primeira morte, o que levou ao fechamento total, até 28 de março.

Depois, a quarentena total foi estendida até 12 de abril e, agora, até 19 de abril, por conta da pressão dos profissionais da Saúde.

Paraguai registra 119 casos positivos para o novo coronavírus e destes, cinco óbitos. O presidente disse que não se pode baixar a guarda e acatar as medidas sanitárias é primordial. “O grande protagonista dessa vitoria que o Paraguai poderá ter é sua gente”, disse.

Abdo disse que o País precisa se preparar para o pior. Segundo cálculos das autoridades sanitárias do Paraguai, o pico de contágio deve ocorrer a partir da próxima semana e, por isso, o temor em relaxar as medidas sanitárias.

Nos siga no Google Notícias