ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Retomada de trens entre MS e o Sul é tema de reunião do Codesul

Jaime Verruck discutiu malha ferroviária integrada e novos projetos logísticos com governadores

Por Gustavo Bonotto | 09/07/2025 20:48
Retomada de trens entre MS e o Sul é tema de reunião do Codesul
O secretário Jaime Verruck, ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. (Foto: Roberto Zacarias/Secom-SC)

A retomada das ferrovias que ligam Mato Grosso do Sul aos estados do Sul do Brasil foi discutida, na terça-feira (8), durante reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada em Florianópolis (SC). O encontro teve como tema principal a reestruturação e expansão da malha ferroviária da região, com foco na recuperação das linhas já existentes e na criação de novas conexões que possam viabilizar o transporte de cargas e passageiros entre os estados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Representantes do Mato Grosso do Sul e dos estados do Sul se reuniram em Florianópolis para discutir a retomada das ferrovias na região. O secretário Jaime Verruck, representando o governador de MS, destacou a importância da ação conjunta para reativar a Ferrosul e buscar novas conexões ferroviárias, visando o desenvolvimento econômico. A reunião do Codesul debateu a criação de uma comissão técnica interestadual para discutir a renovação das concessões ferroviárias e modernizar o setor. Governadores como Jorginho Mello (SC) e Eduardo Leite (RS) ressaltaram a urgência da integração e recuperação das ferrovias, com Leite alertando para o estado crítico de algumas linhas no Rio Grande do Sul. A reunião culminou na elaboração de uma carta de intenções para formalizar a comissão e avançar nas negociações com o governo federal.

Representando o governador Eduardo Riedel (PSDB), o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), ressaltou a importância da mobilização conjunta dos quatro estados do Codesul para a reativação da Ferrosul, principal eixo ferroviário da região. Segundo ele, o transporte ferroviário é um fator essencial para manter a competitividade dos estados e apoiar o crescimento econômico da região Sul, incluindo Mato Grosso do Sul.

"Estamos buscando alternativas para recuperar malhas ferroviárias antigas e promover novas conexões que favoreçam o desenvolvimento regional. A atuação em conjunto é uma estratégia para acelerar a pauta junto ao governo federal", explicou o secretário.

Além da recuperação das malhas existentes, outro tema debatido foi a criação de uma comissão técnica interestadual, formada por representantes de cada um dos estados, com o objetivo de atuar diretamente nas discussões sobre a renovação das concessões ferroviárias. A comissão também deverá trabalhar na elaboração de planos de ação para modernizar o setor ferroviário e defender os interesses dos estados.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), enfatizou a necessidade de uma articulação maior entre os estados para garantir a eficiência do sistema logístico da região. "A integração das ferrovias é fundamental para garantir o desenvolvimento contínuo da nossa economia", afirmou Mello.

Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul, alertou para o estado crítico de algumas linhas ferroviárias, especialmente no seu estado, onde certos trechos operam com apenas 25% de sua capacidade original. A recuperação desses trechos foi apontada como uma prioridade para evitar o enfraquecimento da infraestrutura ferroviária nacional.

A reunião também contou com a presença de outros líderes políticos, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSDB), e representantes das secretarias de Infraestrutura e Portos.

Durante o encontro, foi destacada a criação de uma carta de intenções a ser assinada pelos governadores, formalizando a criação da comissão técnica e dando um passo significativo para o avanço das discussões com o governo federal sobre a renovação das concessões.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias