ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Réu da Lama Asfáltica, Beto Mariano conhece neto em audiência na Justiça

Servidor da Agesul, além da esposa, filha e genro foram interrogados sobre origem de bens investigados

Mayara Bueno | 28/03/2019 16:54
Beto Mariano, no fundo da foto, acompanhado por um policial após audiência. Familiares deixam a sala outro lado do corredor. (Foto: Kísie Ainoã).
Beto Mariano, no fundo da foto, acompanhado por um policial após audiência. Familiares deixam a sala outro lado do corredor. (Foto: Kísie Ainoã).

Audiência judicial que aconteceu no Fórum de Campo Grande, nesta quinta-feira (dia 28), permitiu ao fiscal da Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e ex-deputado estadual, Wilson Roberto Mariano de Oliveira, o Beto Mariano, preso desde maio de 2018 pela Operação Lama Asfáltica, conhecer o neto recém-nascido.

Na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, além do servidor, a esposa Maria Helena Miranda de Oliveira, a filha Mariane Mariano de Oliveira, que estava com o bebê de colo, e o genro João Pedro Figueiró Dornellas, foram ouvidos. Eles são réus na denúncia que investiga enriquecimento ilícito.

O alvo da denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul são fazendas e outros bens, adquiridos pelos envolvidos para mascarar propinas recebidas durante o período em que Edson Giroto, réu na mesma ação, comandava a secretaria de Obras do Estado.

Esta ação foi aberta a partir de materiais colhidos pela Operação Lama Asfáltica, desencadeada em 2015 pela Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União. Ontem, o ex-secretário Edson Giroto passou por audiência sobre o mesmo processo e, nesta tarde, foi a vez da família de Beto Mariano.

Esposa, à esquerda, e filha de Beto Mariano com o advogado Valeriano Fontoura.
Esposa, à esquerda, e filha de Beto Mariano com o advogado Valeriano Fontoura.
Juiz David de Oliveira Gomes Filho durante entrevista nesta quinta-feira (dia 28).
Juiz David de Oliveira Gomes Filho durante entrevista nesta quinta-feira (dia 28).

Reencontro - Segundo o juiz David de Oliveira Gomes Filho, a família permaneceu na mesma sala por pelo menos uma hora e meia. O servidor foi o primeiro a ser interrogado e os demais familiares foram questionados em seguida.

Sem resposta à maioria das perguntas, o clima da audiência foi também de emoção. Beto Mariano viu o neto pela primeira vez e pode permanecer ao lado da família durante a audiência, segundo relatos do juiz.

Durante o interrogatório, Beto Mariano não estava algemado. No fim, os familiares saíram por um lado do corredor, enquanto o servidor, escoltado, deixou o prédio em local oposto.

O promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, responsável pela ação, também conduziu a oitiva. Entre os questionamentos à família, perguntas como origem do dinheiro e valor pago pelos bens alvos da ação, por exemplo, não foram respondidos.

No próximo mês, as testemunhas de defesa serão ouvidas. Depois disso, a Justiça abre período para alegações finais do MP e também dos réus, para proferir a sentença.

Também houve interrogatório por videoconferência com envolvidos que vivem em Rio Negro – cidade onde está localizada uma das fazendas.

Segundo a denúncia, a filha e a esposa eram “laranjas” de Beto Mariano, para “ocultar a incompatibilidade de seu patrimônio”.

As contas bancárias de ambas foram usadas para movimentação de “elevados recursos financeiros” e permitiram a compra de imóveis rurais no nome de Mariane, “com inequívoco objetivo de esconder e dissimular a origem, disposição, movimentação e a real propriedade dos bens adquiridos”, afirma o Ministério Público.

As fazendas Maravilha, Tupacy, São Francisco, Vista Alegre são, segundo consta nos autos, de propriedade da filha de Beto Mariano, de Edson Giroto e João Afif Jorge, ex-coordenador da Agesul. Era da conta bancária da filha do servidor, Mariane Mariano, que saia a maior parte do dinheiro para aquisição de propriedades.

“Os recursos recebidos – e omitidos nas respectivas declarações de renda, pagos em dinheiro em espécie, eram depositados na conta bancária de Mariane Mariano e, posteriormente, destinados para aquisição de fazendas e demais despesas da atividade agropecuária. Eram responsáveis pela realização do depósito Mariane Mariano e seu marido João Pedro Figueiró Dornella”, aponta um trecho do processo.

Advogado da família, Valeriano Fontoura afirmou que não poderia se pronunciar, pois a ação corre em sigilo. Na verdade, apenas alguns dados protegidos pelo sigilo fiscal e bancário não estão disponíveis para acesso na denúncia.

Nos siga no Google Notícias