ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Saúde confirma mortes de 2 mulheres e dengue fecha janeiro com seis vítimas

Últimos óbitos provocados pela doença foram registrados em Pedro Gomes e Nova Andradina

Gabriel Neris | 29/01/2020 16:09
Agentes de saúde observam matagal em bairro de Campo Grande (Foto: PMCG/Divulgação)
Agentes de saúde observam matagal em bairro de Campo Grande (Foto: PMCG/Divulgação)

O número de vítimas por dengue subiu para seis nesta semana, de acordo com boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Os dois últimos casos são de mulheres de 85 e 52 anos, moradoras de Pedro Gomes e Nova Andradina, respectivamente.

A secretaria já havia confirmado as mortes de uma mulher, de 67 anos, de Cassilândia, e de homens de 29 anos, em Corumbá, de 17 em Cassilândia, e 30 anos de Campo Grande.

O número de notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti chega a 6.126 em Mato Grosso do Sul, porém foram confirmados 1.344 casos. Em Campo Grande são 359 pessoas infectadas.

A lista de municípios com alta incidência de dengue, onde são registrados 300 ou mais casos por 100 mil habitantes, tem Alcinópolis, Sete Quedas, Caracol, Pedro Gomes, Bonito, São Gabriel do Oeste, Cassilândia, Bataguassu, Jardim, Corumbá, Brasilândia, Rio Verde, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Sonora, Itaporã, Aral Moreira, Costa Rica, Jateí, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Paranhos, Ladário, Fátima do Sul, Naviraí, Glória de Dourados, Rio Negro e Guia Lopes da Laguna.

São considerados casos suspeitos os pacientes que apresentam febre de dois a sete dias e apresente dois ou mais sintomas como náuseas (vômitos), machas avermelhadas pelo corpo, dor muscular, dor na articulação, dor de cabeça ou dor nos olhos.

De acordo com a secretaria, as principais medidas para combate o mosquito transmissor são: manter bem tampado tonéis, caixas e barris d’água, lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água, remover galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje, encher pratinhos de vasos com areia, trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, acondicionar pneus em locais cobertos, fazer manutenção de piscinas e tampar ralos.

Nos siga no Google Notícias