ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Secretário critica "irresponsabilidade" de candidatos, sob pena de medidas duras

Manutenção dos índices de infecçao da covid-19 em MS preocupam autoridades sanitárias no período eleitoral

Silvia Frias | 03/11/2020 12:39
Passeata realizada no dia 11 de outubro, em Taquarussu foi dispersada com bomba de gás (Foto/Arquivo: Nova News)
Passeata realizada no dia 11 de outubro, em Taquarussu foi dispersada com bomba de gás (Foto/Arquivo: Nova News)

Com a autorização da campanha eleitoral nas ruas desde 27 de setembro, as autoridades sanitárias veem com preocupação o aumento de infecções de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os índices mostram oscilação no período do feriado, mas elevação nas semanas seguintes, com manutenção da taxa de letalidade em 1,9%.

Hoje, na live do governo do Estado, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, se dirigiu diretamente aos candidatos a prefeitos e vereadores de todos os partidos, pedindo que eles evitem a propagação da covid-19, sob pena de "medidas duras" para evitar as aglomerações.

Resende diz que recebeu imagens e fotos mostrando aglomeração nas reuniões politicas de pessoas sem máscaras e sem distanciamento mínimo. “É uma irresponsabilidade muito grande”.


No dia 11 de outubro, em Taquarussu, o prefeito e candidato à reeleição, Roberto Tavares Almeida (Roberto Nem), foi levado à Polícia Civil após desobedecer decisão judicial e realizar passeata no município. Foi necessário o uso de bombas de gás e munições não letais para dispersar a população.

O secretário avisou que as recomendações precisam ser seguidas para se evitar “medidas duras”, restringido ações durante a campanha eleitoral, a exemplo do que aconteceu em outras regiões do País.

Um exemplo o ocorrido em Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), cidades onde a Justiça Eleitoral determinou aplicação de multa de R$ 50 mil para candidatos que promoverem aglomerações. Aqui no Estado, em Maracaju, também há ordem semelhante, em que as grandes reuniões, sem medidas sanitárias, podem acarretar multa de R$ 30 mil.

Desde o dia 27 de setembro, a Justiça Eleitoral permitiu caminhadas, passeatas, panfletagens e uso de carros de som durante a campanha eleitoral. Naquele dia, eram 68.092 infectados pela doença e 1.263 óbitos.

Coincidência ou não, os números da covid-19 em MS mostram que os casos de infecções ainda se mantém em patamar elevado, apesar de queda no número de infectados 14 dias após este período, durante o feriado de 11 de outubro. Foram 108 casos a mais, totalizando 74.675 positivos para a doença e 1.433 mortes.

A partir desta data, houve aumento nas confirmações diárias. Duas semanas depois, no dia 25 de outubro, foram 302 a mais, com 79.901 confirmações. Os próximos 14 dias poderão ser calculados em 8 de novembro, mas, na avaliação de 2 de novembro, a infecção diária foi de 266 casos. Hoje, mais 138, fechando o boletim atualizado em 83.022 positivos para covid e 1.612 óbitos.

No dia 31 de outubro, o secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, já havia alertado para o problema.

Para ele, com a corrida eleitoral, há mais aglomerações e reuniões políticas , o que facilita a proliferação. No entanto, a flexibilização, com a reabertura de espaços até então fechados para o público, como shoppings, escolas e praças, também contribuem.

José Mauro afirma que é preciso equilibrar essa situação, administrar “a vida da cidade”, que não pode parar.

Nos siga no Google Notícias