ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

TJ barra habeas corpus coletivo para “fila” da tornozeleira

Entidade havia pedido que, diante da falta dos dispositivos, presos fossem para prisão domiciliar sem monitoramento

Aline dos Santos | 16/04/2020 11:22
Com pandemia de novo vírus, mais presos ganharam direito à prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica estava em falta. (Foto: Arquivo)
Com pandemia de novo vírus, mais presos ganharam direito à prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica estava em falta. (Foto: Arquivo)

A Justiça barrou o pedido de habeas corpus coletivo aos presos que aguardam na fila da tornozeleira eletrônica, condição para serem encaminhados à  prisão domiciliar devido à pandemia do novo coronavírus. A liberação do monitoramento eletrônico como condição para deixar o sistema penal foi solicitada pelo CDDH Tupã-i (Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza).

O processo era contra os juízes da Execução Penal de Campo Grande e interior do Estado. Na última terça-feira (dia 14), a desembargadora Elizabete Anache, da 1ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), negou seguimento ao pedido.

Conforme a decisão, o CDDH não comprovou legitimidade ativa (situação prevista em lei que permite a um determinado sujeito propor a demanda judicial) , além da ausência da individualização dos presos que seriam encaminhados à prisão domiciliar.

“No caso vertente, o nó górdio desta impetração possui uma enorme abrangência, porquanto destinado a atingir todos os ‘cidadãos apenados que aguardam disponibilização de tornozeleira eletrônica para serem encaminhados à prisão domiciliar em razão da pandemia do COVID-19’”, informa a decisão.

Pandemia – No pedido de habeas corpus coletivo, que acabou negado, o CDDH destacou que o CNJ ( Conselho Nacional de Justiça ) editou  a recomendação 62/2020 para que, dentre outras medidas, os juízos de execução penal coloquem em prisão domiciliar os presos componentes de grupo de risco que estejam em regimes semiaberto e aberto, bem como antecipe saídas dos regimes fechado e semiaberto.

“Trata-se de um complexo formado por locais insalubres, sem higiene minimamente adequada, sem ventilação, superlotado, enfim, inapto a garantir saúde e dignidade até mesmo aos sadios, que o diga aqueles que têm a saúde combalida e agora estão diante de um vírus novo e altamente contagioso”, afirmou o advogado João Victor de Souza Cyrino.

Em casa - Conforme divulgado pelo Campo Grande News no último dia 7, 120 presos do regime fechado trocaram a cela por prisão domiciliar na Capital por conta da pandemia.

Condenados e presos à espera de julgamento por crimes graves, como estupro e homicídio, não receberam benefício.

Nos regimes aberto e semiaberto, eram mais de 1,2 mil pessoas, conforme dado da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário).

Nos siga no Google Notícias