Três Lagoas tem maior taxa de casos confirmados em drive-thru no Estado
Em comparação com Campo Grande resultado é cinco vezes maior, por exemplo
Três Lagoas, distantes 338 km de Campo Grande, é o município que apresenta maior taxa de resultados positivos em drive-thru em Mato Grosso do Sul. Em 97 testes realizados, dez confirmaram a covid-19, taxa de 10,30%.
Em comparação com Campo Grande, por exemplo, a taxa é cinco vezes mais alta. Na Capital, foram 1.648 testes realizados, com 36 casos positivos, que representam 2,18%. Já em Dourados, a 228 km da Capital, foram 148 testes em drive-thru, com seis resultados positivos, taxa de 4,05%.
O infectologista Júlio Croda explica que a diferença se deve a posição geográfica de Três Lagoas, na divisa com São Paulo.
“É totalmente justificável, tem mais casos positivos lá. Tem que testar mais, 10% são alto. Provavelmente o vírus está circulando mais. Se testamos e temos maior positividade, esse é um indicador que devemos testar mais”, aponta o especialista.
Segundo ele, como Campo Grande tem menos casos de positividade, os testes estão seguindo corretamente.
No caso de Guia Lopes da Laguna, que enfrenta lockdown para tentar contar a disseminação do vírus, é necessário rastrear e o isolamento. “Quanto mais teste, mais encontra. Na teoria fizeram o certo, o índice de isolamento já foi para 70%. Falta essa parte do contact tracing (rastreamento de contato). Temos que verificar no futuro se conseguiram controlar esse surto”, completa.
No caso do município, com cerca de 10,4 mil habitantes, não conseguir isolar a população demonstrará deficiência. “Não conseguir isolar possíveis contatos está ruim no ponto de saúde”.
De acordo com balanço divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), até esta segunda-feira (11) foram confirmados 385 casos de coronavírus. Campo Grande tem 135 casos. Três Lagoas apresentou até o momento 68 casos, seguido por Guia Lopes da Laguna, com 34 pessoas contaminadas.
O Estado registrou até o momento 11 óbitos, sendo quatro em Campo Grande, três em Três Lagoas, dois em Batayporã, um em Dourados e outro em Paranaíba.