ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Um mês após incêndio, vizinhos de Atacadão retornam às casas no Santo Antônio

Por conta da fumaça, fuligem e mau cheiro, famílias foram levadas para hotel e o retorno aconteceu no feriado

Silvia Frias e Bruna Marques | 13/10/2020 11:04
Equipes trabalham na limpeza e reestruturação do supermercado (Foto: Henrique Kawaminami)
Equipes trabalham na limpeza e reestruturação do supermercado (Foto: Henrique Kawaminami)

Um mês depois de um dos maiores incêndios já registrados em Campo Grande, as famílias vizinhas do Atacadão, no Bairro Santo Antônio, voltaram às suas casas. A sensação ainda é de estranhamento diante dos escombros do supermercado, agora, cercado por tapumes.

O hotel foi oferecido pela empresa por conta da fumaça, fuligem e, depois de alguns dias, do incômodo causado pelo forte cheiro de produtos decompostos e que ficaram sob o que sobrou da estrutura do supermercado.

A dona de casa Marli Machado, 62 anos, passou 12 dias no Hotel Vale Verde, com a mãe, de 82 anos. Antes, tinha ficado alguns dias na casa da irmã. “Depois do incêndio tinha muita fumaça, cheiro forte”.

Área no entorno foi coberta por tapumes (Foto: Henrique Kawaminami)
Área no entorno foi coberta por tapumes (Foto: Henrique Kawaminami)

Na volta para casa, ainda disse ter sentido “cheiro azedo”,  leve e que não se compara ao que estava antes. Moradora no bairro há 29 anos, Marli costumava fazer compras no local e disse que agora precisa andar um pouco até outro mercado. “Muito triste a perda, mas, graças a Deus, eles têm recursos para se reerguer”, disse.

Vizinho de rua, o edificador Valdecir de Lima, 43 anos, também voltou do hotel neste fim de semana, onde ele ficou por duas semanas com a esposa e os três filhos, de 21, 12 e 9 anos. Nos primeiros cinco dias após o incêndio, ficaram em casa, pois a mulher tinha acabado de se submeter a cirurgia e, por isso, decidiram não transportá-la. Nesse meio tempo, os filhos faziam as refeições no hotel. “Ficavam enjoados de comer aqui, por causa do cheiro”, lembrou Valdecir.

Depois, todos foram para hotel. Segundo ele, a recuperação da mulher foi melhor, até porque não precisava se preocupar com alimentação ou cuidados com a casa.

Enquanto as casas estiveram desocupadas, a empresa ofereceu vigilância, por questão de segurança. Os animais também foram levados a pet shops ou hotéis e, aqueles que não se adaptariam ao hotelzinho, receberam assistência na própria casa.

Telhado destruído no incêndio (Foto: Henrique Kawaminami)
Telhado destruído no incêndio (Foto: Henrique Kawaminami)

Alguns vizinhos do Atacadão não quiseram sair de casa, como o aposentado José Jerônymo, 83 anos, residente há 11 anos em casa localizada na rua lateral do mercado. “No começo, sofremos bastante com cheiro ruim e a fumaça”, lembra. Agora, lamenta também ter que fazer compras em outro lugar. “Ficou longe de ir”.

“Olhamos e dá uma tristeza”, disse a aposentada Cleide Silvino Correia, 64 anos, há 30 anos residindo no bairro. Ela também optou em ficar em casa, enfrentou fumaça, fuligem e mau cheiro, mas, agora, a situação melhorou. “É triste ver tudo destruído, tenho até hoje na cabeça a lembrança do fogo”.

O incêndio aconteceu no dia 13 de setembro, sendo o 4º de grandes proporções nos últimos 8 anos. O que restou do supermercado foi cercado por tapumes e é possível ver equipes trabalhando no local.

A Polícia Civil ainda investiga as causas do incêndio, segundo o delegado Bruno Urban, do 7º DP (Distrito Policial) e não quis dar maiores informações sobre o caso. Anteriormente, havia dito que nenhuma hipótese está descartada, podendo ter sido incêndio criminoso ou acidental.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também