A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Março de 2019

27/01/2019 17:56

INSS alerta para boato de prazo final para segurado apresentar prova de vida

Previdência informa que é falso que prazo vença amanhã (28) e diz que cada banco adota critério diferenciado aos beneficiários

Silvia Frias
INSS orienta que segurados procurem os bancos para que conheçam os prazos estipulados (Foto/Arquivo)INSS orienta que segurados procurem os bancos para que conheçam os prazos estipulados (Foto/Arquivo)

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) divulgou nota alertando os beneficiários de que é falsa a informação da existência de um prazo, que venceria nesta segunda-feira (28), para que todos os segurados apresentassem a prova de vida.

A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Para fazer a prova de vida, isto é, para comprovar que estão vivos, os segurados do INSS devem comparecer anualmente a uma agência do banco pagador do benefício.

Porém, o INSS informa que as datas de comparecimento variam de banco para banco, que adotam critérios diferenciados como a data do aniversário do beneficiário ou do benefício e há os bancos que convocam o beneficiário um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS alertam os segurados para que desconsiderem a data de 28 de fevereiro citada no referido boato, uma vez que esse prazo se refere a uma prorrogação ocorrida excepcionalmente no ano passado.

O objetivo desse prazo adicional foi atender aos segurados que não tinham feito a comprovação de vida no prazo original dado pelos bancos em 2017.

Os beneficiários do INSS devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions