ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

INSS muda regra para impedir assédio de bancos a aposentado e pensionista

Novos aposentados só poderão fazer consignado após 90 dias da concessão do benefício; hoje, em MS, 90% dos segurados estão com renda comprometida

Silvia Frias | 31/12/2018 10:14
Previdência estipulou regras para limitar acesso dos bancos aos segurados (Foto: Arquivo)
Previdência estipulou regras para limitar acesso dos bancos aos segurados (Foto: Arquivo)

A partir de 2019, instituições financeiras estão proibidas de oferecer crédito consignado, empréstimos pessoais e cartão de crédito a novos aposentados e pensionistas antes que se complete prazo de 180 dias após a concessão dos benefícios. Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Fapems (Federação dos Aposentados e Pensionistas de MS), estima-se que 90% dos 382,9 mil aposentados no Estado estejam com parte da renda comprometida com alguma modalidade financeira.

A instrução normativa foi assinada no dia 28 de dezembro e, de acordo com INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tem como objetivo combater fraudes e assédio comercial de bancos e outras instituições de crédito. Outra medida é o bloqueio automático de possibilidade de crédito consignado nos primeiros 90 dias, a partir da concessão do benefício. O segurado interessado no crédito deverá fazer pré-autorização para ter acesso à modalidade, feita por meio de canal eletrônico ou que o próprio aposentado, pensionista ou representante legal disponibilize os dados.

Sem o aval prévio, bancos e instituições financeiras não poderão firmar a contratação do crédito, que será feita on-line, contendo documento de identificação do segurado e um termo de autorização digitalizado. Somente após estes passos, o banco ou financeira poderá finalizar a proposta e liberar o crédito.

O presidente da Fapems, Alcides dos Santos Ribeiro, acredita que a instrução normativa é uma medida de segurança ao aposentado. “Muitas vezes o empréstimo não é para uso do idoso, mas para os familiares endividados”. O consignado pode comprometer até 35% da renda líquida do segurado, porém, o índice pode ser maior, caso ele também peça um financiamento. “Já vi caso de aposentado com 50% da renda líquida comprometida”.

Caso o segurado detecte algum desconto indevido de consignado deve fazer imediatamente uma reclamação à Ouvidoria Geral da Previdência Social, que repassará o caso para a Dataprev, que efetuará o bloqueio imediato do desconto. Por telefone, a central de atendimento é o 135.

Nos siga no Google Notícias