A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

05/09/2011 17:13

Abusadores de crianças são, na maioria, pais e padrastos, diz pesquisa

Edmir Conceição

Segundo dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), cerca de 90% dos casos de violência sexual contra crianças, são praticadas por pessoas que fazem parte do círculo de convivência delas.

Aproximadamente 70% dos abusos são cometidos por pais e padrastos, os tios figuram em segundo lugar com cerca de 15%, seguido de vizinhos 9% e primos 7%. Pessoas desconhecidas representam 4% dos casos.

Segundo a delegada titular da Depca, Regina Márcia, a maior parte das denúncias são feitas por terceiros. "A maioria das famílias não acredita que casos como esses podem ocorrer dentro de suas casas, e as mães não acreditam que seus parceiros possam praticar esses atos. Por esse motivo, a maioria das denúncias parte de informações anônimas, ou de amigos e vizinhos".

Para a psicóloga do SEST SENAT, Cláudia Marcondes, "é difícil definir o que leva um pai, ou qualquer outro parente, a cometer um ato sexual com um menor de sua própria família. Todos os casos devem ser estudados, porque cada caso tem sua complexidade, e não há como generalizar, e chegar a uma só conclusão." afirma.

Cláudia relata ainda que a melhor forma de prevenção é a conversa e a proximidade dos pais para com seus filhos. "Os pais devem orientar seus filhos, sobre os cuidados que eles devem ter e, também devem dar abertura para que contem o que acontece no seu dia a dia, para que caso passem por qualquer situação estranha, não tenham medo e nem vergonha de contar".

Exploração Sexual - De acordo com o SOS Criança, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2011, foram recebidas 75 denúncias que foram encaminhadas à DPCA para investigação. Destas denúncias, constatou-se que 80% são de exploração sexual.

(Com informações do Sest/Senat

PF pede 90 dias para fechar inquérito sobre atentado contra Bolsonaro
A Polícia Federal (PF) pediu hoje (16) à Justiça Federal em Minas Gerais mais 90 dias para encerrar o inquérito que apura quem são os responsáveis pe...
Com 3 sorteios na semana, Mega-Sena pode pagar até R$ 27 milhões, amanhã
A Mega-Sena pode pagar até R$ 27 milhões nesta quinta-feira (17) para quem acertar as seis dezenas do prêmio. Nesta semana, excepcionalmente, como pa...


É facil acabar com isso, basta atitude de solução; não precisa prender nem matar.
 
luiz alves pereira em 05/09/2011 09:07:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions