A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/09/2011 17:13

Abusadores de crianças são, na maioria, pais e padrastos, diz pesquisa

Edmir Conceição

Segundo dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), cerca de 90% dos casos de violência sexual contra crianças, são praticadas por pessoas que fazem parte do círculo de convivência delas.

Aproximadamente 70% dos abusos são cometidos por pais e padrastos, os tios figuram em segundo lugar com cerca de 15%, seguido de vizinhos 9% e primos 7%. Pessoas desconhecidas representam 4% dos casos.

Segundo a delegada titular da Depca, Regina Márcia, a maior parte das denúncias são feitas por terceiros. "A maioria das famílias não acredita que casos como esses podem ocorrer dentro de suas casas, e as mães não acreditam que seus parceiros possam praticar esses atos. Por esse motivo, a maioria das denúncias parte de informações anônimas, ou de amigos e vizinhos".

Para a psicóloga do SEST SENAT, Cláudia Marcondes, "é difícil definir o que leva um pai, ou qualquer outro parente, a cometer um ato sexual com um menor de sua própria família. Todos os casos devem ser estudados, porque cada caso tem sua complexidade, e não há como generalizar, e chegar a uma só conclusão." afirma.

Cláudia relata ainda que a melhor forma de prevenção é a conversa e a proximidade dos pais para com seus filhos. "Os pais devem orientar seus filhos, sobre os cuidados que eles devem ter e, também devem dar abertura para que contem o que acontece no seu dia a dia, para que caso passem por qualquer situação estranha, não tenham medo e nem vergonha de contar".

Exploração Sexual - De acordo com o SOS Criança, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2011, foram recebidas 75 denúncias que foram encaminhadas à DPCA para investigação. Destas denúncias, constatou-se que 80% são de exploração sexual.

(Com informações do Sest/Senat

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


É facil acabar com isso, basta atitude de solução; não precisa prender nem matar.
 
luiz alves pereira em 05/09/2011 09:07:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions