ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Alunos da UFMS enfrentam mais uma paralisação de servidores

Greve nesta quarta-feira é de um dia, mas em junho sindicato quer fazer mais uma paralisação por tempo identerminado

Anahi Gurgel | 23/05/2018 06:56
Corredor da UFMS, em Campo Grande. (Foto: Anahi Gurgel)
Corredor da UFMS, em Campo Grande. (Foto: Anahi Gurgel)

A paralisação de 24 horas dos servidores técnicos administrativos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) agendada para hoje (23) vai “engrossar” a contabilidade dos movimentos que a categoria vem realizando ao longo dos anos. Entre 2011 e 2017, foram ao menos 5 greves.

Segundo Waldevino Mateus Basílio, um dos coordenadores do Sista/MS (Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos das Instituições Federais de Ensino de Mato Grosso do Sul), o movimento pretende chamar atenção para a insatisfação da categoria.

“Queremos 28% de correção salarial. A última aconteceu fruto da greve de 2015. Fizemos um acordo e a última parcela foi paga em janeiro de 2017. Queremos o cumprimento desse compromisso. Estamos correndo atrás do prejuízo e lutando para não piorar o cenário em 2019”, diz, citando o prazo para fechamento da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), em agosto deste ano.

São ao todo 1,8 mil servidores em todo o estado, sendo 1,4 mil somente em Campo Grande.

Entre as reivindicações estão isonomia salarial entre os poderes e incorporação de todas as gratificações produtivistas, paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas e implementação de uma política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias.

Acadêmico de física durante intervalo das aulas. "Apoio desde que não interfira em minhas aulas". (Foto: Anahi Gurgel)
Acadêmico de física durante intervalo das aulas. "Apoio desde que não interfira em minhas aulas". (Foto: Anahi Gurgel)

A meta é atingir 70% da categoria na Capital, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Chapadão do Sul, Paranaíba, Naviraí, Ponta Porã e Coxim. A decisão de greve por tempo indeterminado será definida até a segunda quinzena de junho.

Os manifestantes se concentrarão a partir das 6h no portão principal da UFMS. Nesta tarde, uma motocicleta com alto-falante "convidava" a todos a aderirem ao movimento.

À véspera da paralisação, o clima entre os acadêmicos é de “surpresa” quando questionados sobre o movimento. “Não estava sabendo. Eu sou indiferente à paralisação, desde que não afete o cronograma de aulas nem impeça ninguém de entrar na instituição”, afirma o acadêmico de Física Breno Olívio de Almeida, 19.

“Acho importante os servidores lutarem por melhorias, mesmo que interfira nos professores e alunos. Essa integração deve ser mais forte. Hoje, as ações desses grupos acontecem de forma paralela”, acredita Alberto Warmeling, 21, que cursa o 6º semestre de psicologia.

Acadêmicos durante intervalo das aulas, nesta tarde, na UFMS, em Campo Grande. "Somos favoráveis ao movimento". (Foto:
Acadêmicos durante intervalo das aulas, nesta tarde, na UFMS, em Campo Grande. "Somos favoráveis ao movimento". (Foto:

Outro acadêmico de psicologia, que preferiu não se identificar, demonstra grande preocupação com as paralisações.

“Já passei por greves e levei 5 meses para repor as aulas perdidas. Foram 3 semestres estudados em 1 ano. O desgaste físico e emocional foi terrível, com péssimo rendimento na aprendizagem. Espero que não chegue a esse ponto”, diz.

Grevistas na entrada da UFMS na manhã desta terça-feira. (Foto: Sista/MS)
Grevistas na entrada da UFMS na manhã desta terça-feira. (Foto: Sista/MS)
Nos siga no Google Notícias