ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Após alta, pacientes ainda ocupam leitos da Santa Casa

Redação | 19/09/2008 10:41

Na sala 10 da enfermaria da ortopedia da Santa Casa, Heleno Teixeira de Lima completa amanhã - dentro do hospital - 100 dias que recebeu alta. Ele diz ter 48 anos, mas aparenta no mínimo dez a mais.

De acordo com a assistente social do hospital, Alvina Oliveira Galvão, Heleno deu entrada no dia 8 de maio, como vítima de atropelamento e agora é mais um "deixado para trás", pela família. Ele foi atendido e entrou teve alta no dia 10 de junho. Sem documentos e parentes, não tem para onde ir.

Alguns são abandonados por parentes e responsáveis, outros simplesmente não tem para onde ir, nem condições de se recuperar, continuando o tratamento sozinhos, e não podem contar com a ajuda de ninguém. Além de ocuparem os leitos, ainda corem risco de contraírem outras doenças e infecções, pelo excesso da permanência no hospital.

O quarto que Heleno alugava na cidade, por exemplo, com o dinheiro dos bicos da capinagem, já foi passado para outro, quando ele deixou de pagar, conta.

O processo para garantir o retorno desses pacientes à família é complexo. No dia 12 de junho, técnicos da SAS (Secretaria de Assistência Social) visitaram Heleno na tentativa de encontrar algum parente e documentos. Ele relata que nasceu em uma reserva indígena em Dourados, mas foi adotado por uma família de Campo Grande, que há muito tempo perdeu contato.

Após a cirurgia, Heleno apresentou dificuldades de locomoção e hoje, graças a uma cadeira de rodas - fruto de doação, ele passeia pelos corredores cumprimentando os amigos, enfermeiros e funcionários do hospital.

Nos siga no Google Notícias