ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Após denúncia de favorecimento, TCU manda Sebrae aprimorar licitações

Aline dos Santos | 20/04/2012 14:48

Escritório do irmão de assessor jurídico foi contratado pela entidade

Após a Secex (Secretaria de Controle Externo) ver indícios de irregularidades, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o Sebrae/MS não prorrogue contrato com a escritório Adler e Braga Advogados Associados. O contrato foi feito em 2007, com valor de R$ 198 mil. A parceria era válida por um ano.

O escritório é do irmão do então assessor jurídico do Sebrae, Luiz Aurélio Adler Ralho. Conforme o relatório, o contrato feito em afronta aos princípios da impessoalidade, moralidade e da probidade administrativa.

Gerente jurídico do Sebrae/MS, Luiz Aurélio afirma que o contrato com o escritório de seu irmão teve vigência por doze meses. Sobre a contratação de um parente, ele explica que a linha de defesa é que o procedimento licitatório foi feito, justamente, para que prevalecesse o critério de imparcialidade. Ou seja, que vença quem oferecer as melhores condições.

O TCU determinou que o Sebrae adote medidas corretivas para corrigir irregularidade e respeite, nas licitações, os princípios da isonomia, impessoalidade, probidade e da moralidade administrativa. Além da não adoção, nas licitações na modalidade de técnica e preço, de critérios objetivos mesmo em itens em que, por sua natureza, poderiam ser expressos quantitativamente.

“Recebemos o resultado com felicidade, porque foram apenas apenas faltas de procedimento, sem danos ao erário”, afirma. De acordo com ele, o Sebrae vai adotar as orientações do TCU para aprimorar os processos licitatórios.

Nos siga no Google Notícias