ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Atraso no ano letivo pode exigir reposição de aulas em até 8 sábados

Rede estadual e escolas municipais da Capital e do interior só vão receber alunos após o Carnaval

Aline dos Santos, Edivaldo Bitencourt e Juliene Katayama | 29/01/2015 16:24
Atraso no ano letivo pode exigir reposição de aulas em até 8 sábados

O atraso no início do ano letivo na rede estadual de ensino pode resultar na transformação de oito sábados em dia de aula. O cronograma, que previa o retorno dos alunos a partir de 9 de fevereiro nos municípios do interior de Mato Grosso do Sul, já contabilizava aulas em três sábados: 25 de abril, 30 de maio e 27 de junho. Com o adiamento, mais cinco sábados deverão ser acrescentados para completar os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes da Educação.

De acordo com a assessoria de imprensa da SED (Secretaria Estadual de Educação), o novo calendário, prevendo aulas a partir de 19 de fevereiro, ainda será elaborado. Também vai ser avaliado o uso de cinco dias da jornada pedagógica, porém, o período é para a preparação dos professores antes do ano letivo. Tradicionalmente, em casos de comprometimento do ano escolar, como greves ou Copa do Mundo, a exemplo de 2014, os sábados viram dias de aulas.

Em Campo Grande, cujo ano letivo começaria em 4 de fevereiro, nem havia previsão de aulas aos sábados na rede estadual.

De acordo com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Roberto Magno Botareli Cesar, a Secretaria de Educação sinalizou que vai priorizar dias de segunda a sexta. Uma possibilidade é cortar os feriados prolongados. “O ano de 2015 tem muitos feriados. Tem a semana do saco cheio. O Estado, por exemplo, não para uma semana como está no calendário escolar”, diz.

Quanto à reposição aos sábados, ele disse que a análise é prematura, pois o novo calendário não foi definido, mas reconhece que um dos reflexos é o baixo índice de comparecimento dos alunos no fim de semana.

A secretária municipal de Educação, Ângela Brito, disse que não haverá aulas aos sábados. Durante o semestre, os professores vão fazer o curso de formação que seria durante a semana aos sábados. "Os dias destinados a formação dos professores serão aos sábados. Os alunos vão ter aula de segunda a sexta", explicou. Segundo a secretária, serão cinco sábados de reposição.

A transferência do início do ano escolar foi anunciada ontem pelo governo do Estado e pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). As justificativas foram economia com transporte escolar, professores contratados e conclusão da reforma das escolas.

Mesmo com o adiamento, os 290 mil alunos da rede estadual não terão kits escolares nem uniformes. As licitações foram marcadas para 5 e 6 de fevereiro, portanto, não será concluídas antes do dia 19. A mudança também afeta 9.500 professores convocados, que devem receber o pagamento somente em abril, devido a prazo do fechamento da folha salarial. Os temporários só são pagos quando estão, efetivamente, na sala de aula.

Em Campo Grande, a Prefeitura também prevê a entrega dos kits escolares e dos uniformes somente a partir de março. As aulas também vão sofrer atraso, de 9 para 19, e devem contar com reposição aos sábados.

Nos siga no Google Notícias