A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

28/07/2009 15:36

Audiência irá debater questão trabalhista nas carvoarias

Redação

Uma audiência pública irá discutir amanhã (29), em Ribas do Rio Pardo, distante 100 quilômetros de Campo Grande, os conflitos trabalhistas que envolvem as carvoarias de Mato Grosso do Sul.

O município enfrenta sérios problemas por conta dos carvoeiros demitidos na região, que tem vivido na miséria sem emprego nem documentos.

A discussão de amanhã será voltada para as maneiras de prevenir litígios trabalhistas nas carvoarias, que resultem na demissão de funcionários, além de esclarecer quem trabalha na área sobre os direitos que possui.

Na ocasião, serão apresentados o 'Manual da Carvoaria Saudável: Recomendações Básicas para Funcionamento de Carvoarias no Estado de Mato Grosso do Sul', e a 'Cartilha do Trabalho Legal', publicadas em maio deste ano com o objetivo de prevenir os trabalhadores quanto a irregularidades nesse segmento.

A primeira publicação contém as normas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para as condições em que devem ser mantidos os trabalhadores, incluindo alojamento e equipamentos de proteção.

A Cartilha, por sua vez, esclarece as dúvidas dos trabalhadores sobre as principais questões trabalhistas.

Organizam a audiência o MPT/MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalhos em Mato Grosso do Sul.

Tensão - No final de junho, um grupo formado por 50 carvoeiros acampou em frente à Superintendência Regional do Trabalho, em Campo Grande.

Após serem dispensados das carvoarias na região de Ribas do Rio Pardo, os trabalhadores passaram a viver na miséria.

Neste mês, eles chegaram a invadir o prédio da Secretaria de Assistência Social do município, denunciando a falta de assistência para a situação em que eles estavam.

Na ocasiao, a CUT/MS (Central

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions