A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

28/07/2009 15:36

Audiência irá debater questão trabalhista nas carvoarias

Redação

Uma audiência pública irá discutir amanhã (29), em Ribas do Rio Pardo, distante 100 quilômetros de Campo Grande, os conflitos trabalhistas que envolvem as carvoarias de Mato Grosso do Sul.

O município enfrenta sérios problemas por conta dos carvoeiros demitidos na região, que tem vivido na miséria sem emprego nem documentos.

A discussão de amanhã será voltada para as maneiras de prevenir litígios trabalhistas nas carvoarias, que resultem na demissão de funcionários, além de esclarecer quem trabalha na área sobre os direitos que possui.

Na ocasião, serão apresentados o 'Manual da Carvoaria Saudável: Recomendações Básicas para Funcionamento de Carvoarias no Estado de Mato Grosso do Sul', e a 'Cartilha do Trabalho Legal', publicadas em maio deste ano com o objetivo de prevenir os trabalhadores quanto a irregularidades nesse segmento.

A primeira publicação contém as normas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para as condições em que devem ser mantidos os trabalhadores, incluindo alojamento e equipamentos de proteção.

A Cartilha, por sua vez, esclarece as dúvidas dos trabalhadores sobre as principais questões trabalhistas.

Organizam a audiência o MPT/MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalhos em Mato Grosso do Sul.

Tensão - No final de junho, um grupo formado por 50 carvoeiros acampou em frente à Superintendência Regional do Trabalho, em Campo Grande.

Após serem dispensados das carvoarias na região de Ribas do Rio Pardo, os trabalhadores passaram a viver na miséria.

Neste mês, eles chegaram a invadir o prédio da Secretaria de Assistência Social do município, denunciando a falta de assistência para a situação em que eles estavam.

Na ocasiao, a CUT/MS (Central

Confira o resultado da Mega-Sena desta terça-feira; prêmio acumulou
A Mega-Sena sorteou hoje (17) um prêmio de R$ 2,5 milhões para quem acertasse as seis dezenas. O sorteio extraordinário, do concurso 1.978, foi reali...
MPF e MPT recomendam revogação de portaria que muda regras do trabalho escravo
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao Ministério do Trabalho que revogue a Portaria 1.129, publ...
De elogio a folga, governo vai premiar policiais militares por produtividade
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vai premiar policiais de acordo com sua produtividade com bonificações que vão de elogio, cancelamento de pun...
Nota do Enem é aceita para ingresso em 27 universidades de Portugal
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou recentemente um convênio com o Instituto Politécnico da Maia (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions