A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

08/07/2010 10:58

Caciques cobram empenho do novo administrador da Funai

Redação

Pelo menos 25 caciques estiveram reunidos nesta manhã com o novo administrador da Funai de Campo Grande, Edson Fagundes, a quem apresentaram as principais demandas das aldeias e cobraram empenho.

Além da questão fundiária, as outras duas maiores reivindicações dos povos indígenas no Estado são saúde e apoio para produção agrícola.

As aldeias, segundo estes líderes, têm recebido maquinário do governo do Estado, mas falta manutenção e combustível para que tudo funcione adequadamente.

A falta de remédios e de assistência médica também é apontada como uma grande problema nas aldeias.

Esta e outras demandas foram apresentadas a Edson Fagundes na primeira reunião entre ele e líderes indígenas, na sede da Funai.

João Candelário, cacique da aldeia Argola, de Miranda, e Reinaldo Bernardino, líder da aldeia Morrinho, do mesmo município, colocam a falta de apoio na produção agrícola como a maior dificuldade das duas comunidades.

"As cinco aldeias da região tem trator, mas falta manutenção e óleo diesel", reclama Reinaldo.

A mesma reivindicação foi apresentada pelos caciques Rodrigues Alcântara, da aldeia Buriti, e Wilson Dias Cordeiro, da aldeia Oliveira, localizada no mesmo município.

Já a reclamação da Aldeinha, de Anastácio, é saúde e moradia. "Moramos em barracos, em casas de tábua, e as crianças vão no posto e nem remédio tem", observou o líder indígena Ivo Alexandre Corrêa.

Pouco caso

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions