A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

21/07/2014 11:30

Capital abre na 4ª feira vacina contra gripe para maiores de 40 anos

Aline dos Santos
Mais 20 mil doses de vacina serão distribuídas em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)Mais 20 mil doses de vacina serão distribuídas em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Campo Grande abre na quarta-feira a distribuição de mais 20 mil doses de vacina contra a gripe. Desta vez, a vacinação incluirá maiores de 40 anos e será em apenas onze unidades de saúde. Neste ano, são seis óbitos por gripe na Capital. A princípio, a imunização terá duração de uma semana.

De acordo com a diretora-geral de Vigilância de Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Bernardete Lewandowski, as 30 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde na semana passada.

A Capital ficou com maior parcela: 20 mil doses. Outras três mil foram repassadas para Corumbá, que registrou cinco mortes pela doença, e duas mil foram encaminhadas para Costa Rica.

As cinco mil doses restantes serão distribuídas de acordo com solicitação dos municípios e avaliação da SES. Conforme a diretora, o município tem autonomia para abrir a vacinação para mais pessoas, no entanto, quem faz parte do público-alvo preconizado na campanha terá prioridade.

Ainda segundo a diretora, após a vacina, são quinze dias para “criar” imunidade. Por isso, a campanha é feita em abril, antes da circulação do vírus. “Mas a imunização vai ajudar bastante, evita internação”, afirma Bernadete.

Conforme boletim da SES, divulgado no dia 16 de julho, 15 pessoas foram a óbito por causa da doença neste ano em Mato Grosso do Sul. Em 2013, foram sete mortes no mesmo período. Portanto, aumento de 114%.

O último boletim revela ainda que, até agora, 422 pessoas foram internadas com sintomas de gripe A. Em primeiro de agosto de 2013, a secretaria apontava 474 casos suspeitos.

O Estado pediu cem mil doses para o Ministério da Saúde. Segundo a diretora, foram encaminhadas 30 mil e, há possibilidade que, após nova avaliação, mais doses sejam remetidas para a rede estadual de saúde.

Em Campo Grande, a vacina vai prosseguir para o público-alvo inicial, com ampliação para maiores de 40 anos. Têm prioridade os seguintes grupos: crianças de seis meses a menor de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos e funcionários do sistema prisional.

O ministério recomenda algumas medidas de proteção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Mortes por gripe aumentam 114% e MS receberá 100 mil doses de vacina
Com 15 mortes confirmadas por gripe, Mato Grosso do Sul solicitou remessa extra e o Ministério da Saúde encaminhará, até a próxima segunda-feira (21)...
Saúde confirma 15 mortes por gripe, aumento de 114% em relação a 2013
Em comparação ao mesmo período do ano passado, as mortes por gripe aumentaram 114% em Mato Grosso do Sul e o resultado é o crescimento da procura pel...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions