ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Capital abre na 4ª feira vacina contra gripe para maiores de 40 anos

Aline dos Santos | 21/07/2014 11:30
Mais 20 mil doses de vacina serão distribuídas em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Mais 20 mil doses de vacina serão distribuídas em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Campo Grande abre na quarta-feira a distribuição de mais 20 mil doses de vacina contra a gripe. Desta vez, a vacinação incluirá maiores de 40 anos e será em apenas onze unidades de saúde. Neste ano, são seis óbitos por gripe na Capital. A princípio, a imunização terá duração de uma semana.

De acordo com a diretora-geral de Vigilância de Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Bernardete Lewandowski, as 30 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde na semana passada.

A Capital ficou com maior parcela: 20 mil doses. Outras três mil foram repassadas para Corumbá, que registrou cinco mortes pela doença, e duas mil foram encaminhadas para Costa Rica.

As cinco mil doses restantes serão distribuídas de acordo com solicitação dos municípios e avaliação da SES. Conforme a diretora, o município tem autonomia para abrir a vacinação para mais pessoas, no entanto, quem faz parte do público-alvo preconizado na campanha terá prioridade.

Ainda segundo a diretora, após a vacina, são quinze dias para “criar” imunidade. Por isso, a campanha é feita em abril, antes da circulação do vírus. “Mas a imunização vai ajudar bastante, evita internação”, afirma Bernadete.

Conforme boletim da SES, divulgado no dia 16 de julho, 15 pessoas foram a óbito por causa da doença neste ano em Mato Grosso do Sul. Em 2013, foram sete mortes no mesmo período. Portanto, aumento de 114%.

O último boletim revela ainda que, até agora, 422 pessoas foram internadas com sintomas de gripe A. Em primeiro de agosto de 2013, a secretaria apontava 474 casos suspeitos.

O Estado pediu cem mil doses para o Ministério da Saúde. Segundo a diretora, foram encaminhadas 30 mil e, há possibilidade que, após nova avaliação, mais doses sejam remetidas para a rede estadual de saúde.

Em Campo Grande, a vacina vai prosseguir para o público-alvo inicial, com ampliação para maiores de 40 anos. Têm prioridade os seguintes grupos: crianças de seis meses a menor de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos e funcionários do sistema prisional.

O ministério recomenda algumas medidas de proteção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Nos siga no Google Notícias