A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

26/11/2012 12:30

El Kadri ameaça fechar UTI de bebê; no HU, catapora impede internação

Hospital público não recebe recém-nascidos há cerca de 20 dias. Particular deu prazo para convênios aumentar repasse

Nadyenka Castro
UTI Neonatal do Hospital El Kadri. (Foto: Rodrigo Pazinato)UTI Neonatal do Hospital El Kadri. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande está sem oito vagas de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal e pode perder mais 10, das 46 disponíveis em hospitais da Capital. É que a internação de prematuros no Hospital Universitário está impedida há cerca de 20 dias e o Hospital El Kadri ameaça fechar o setor.

Com a interdição do HU, Campo Grande fica com apenas 10 vagas exclusivas para atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde), leitos estes disponíveis no Hospital Regional. Os demais hospitais que atendem ao SUS – Santa Casa e Cândido Mariano – recebem também pacientes de convênios e particulares.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, o hospital não pode internar prematuros porque há um recém nascido, que foi transferido de outro hospital, com catapora. As internações não podem ser feitas devido ao risco de contaminação.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina, explica que, além do bebê com catapora, o HU está com dificuldade para fechar a escala de pediatria. Situação que pode prejudicar o atendimento no setor e também na UTI neonatal. Conforme Mazina, pelo menos três pediatras da prefeitura prestam serviço no HU.

El Kadri –Enfermeira gerente do Hospital El Kadri, Rejane Silva Maroso explica que a UTI neonatal pode fechar caso os convênios não aumentem o valor dos repasses.

Segundo o hospital, a Unimed não reajusta o repasse há mais de um ano e os demais convênios há mais tempo. Por conta disso, a direção deu prazo para a situação ser revestida.

O prazo inicial venceu no dia 15 de novembro e não houve alteração. Como os planos já analisam novo repasse, o hospital deu mais um mês para que seja definido o reajuste.

A UTI neonatal do El Kadri está em funcionamento desde 2008, com a mesma equipe, e atende a pacientes de todo o Estado. Nesta segunda-feira havia um de Nova Andradina.

Vagas – Em Campo Grande são 18 vagas – de total de 46 - exclusivas para atendimento do SUS: No Hospital Regional e no Hospital Universitário.

Na Maternidade Cândido Mariano são 10 vagas, para SUS e convênio; na Santa Casa são oito – também público e privado – e no El Kadri, 10.

A Santa Casa oferece ainda 11 leitos na Unidade Intermediária Neonatal. Estas são para os bebês que já podem sair da UTI, mas, ainda não têm condições de ficar em quarto comum.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


E UMA VERGONHA A SAUDE FICAR NA MAO DE HOP PARTICULAR, A GESTAO ANTERIOR SO VISAVA $$$.
 
jose santos em 27/11/2012 08:28:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions